A Stellantis aproveitou a CES 2023, feira de tecnologia em Las Vegas, para anunciar a criação da Mobilisights, unidade independente de negócio focada no trato de dados como serviços (DaaS). Diante da previsão de contar 34 milhões de veículos conectados até 2030, a empresa espera aproveitar o imenso volume de informações disponíveis pelos softwares para desenvolver produtos e serviços.
Com os dados coletados, a empresa espera dispor de aplicativos e serviços para colaborar com fornecedores, entidades, serviços públicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. De acordo com a Stellantis, as informações permitem conceber amplo conjunto de soluções, desde seguros baseados no uso do veículo a detectação de risco nas estradas e gerenciamento de trânsito.
“A visão da Mobilisights é de contribuir para criar um mundo mais inteligente, aproveitando as informações que os dados dos veículos fornecem para inspirar o desenvolvimento de aplicativos e serviços, que podem transformar e melhorar a vida cotidiana de usuários e empresas”, disse em nota Sanjiv Ghate, CEO da Mobilisights. “Com suas 14 marcas e milhões de veículos conectados, a Stellantis tem uma escala de dados global inigualável, capaz de impulsionar esse negócio.”
A Mobilisights se insere no plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, no qual consta objetivo de acelerar negócios de software e dados. A fabricante espera que a nova unidade possa ser a principal alavanca para gerar € 20 bilhões em receitas anuais a mais prevista até 2030 na área de softwares.
A empresa adianta que irá atuar dentro de rígida política de privacidade. Os dados serão compartilhados somente com a aprovação do cliente e apenas para os serviços específicos de sua escolha.
LEIA MAIS
→Stellantis faz florescer a região de Goiana
→Stellantis atrela hibridização a desenvolvimento local
→Stellantis faz da economia circular aliada para metas de carbono zero
Foto: Stellantis/Divulgação