Avaliação da Anfir não enxerga a queda como perda de negócios, mas por mudança de perfil de compra e efeito da Fenatran
As entregas de implementos rodoviários ao setor de transporte de carga no ano passado somaram 154,7 mil unidades, volume 4,87% inferior ao apurado em 2021, de 162,6 mil.
Em balanço apresentado na segunda-feira, 9, no entanto, a Anfir, associação que representa os fabricantes do segmento, avalia que o resultado estabelece a recuperação dos negócios.
“Pelo segundo ano consecutivo o setor se posicionou em patamar acima de 150 mil unidades, o que indica consolidação da atividade”, resume em nota José Carlos Spricigo, presidente da Anfir. “A diferença de menos de 5% de um ano para o outro é pequena demais para se considerar como queda.”
De acordo com os dados, o desempenho representou o segundo melhor resultado dos últimos cincos, logo atrás de 2021. O dirigente da Anfir aponta que a retração é amparada em mudança de perfil de compra do transportador, ao optar pelos semirreboques de quatro eixos em substituição a bitrens, bem como pelo efeito da Fenatran 2022.
“O menor número de produtos vendidos não significou necessariamente queda nos negócios”, defende o presidente da associação. “As entregas das vendas na Fenatran começam na feira e seguem pelo ano seguinte. Isso altera positivamente o resultado de desempenho”.
A Anfir lembra que as 50 fabricantes presentes na Fenatran 2022 contabilizaram em torno de R$ 3,5 bilhões em negócio que serão efetivados nos próximos meses.
Por categoria de produto, do total vendido no ano passado, 83,1 mil unidades foram de reboques e semirreboques, que de 8% em relação a 2021, quando acumulou 90,3 mil veículos. Já as entregas de carrocerias sobre chassi somaram 71,6 mil produtos, estável na comparação com o ano anterior, com leve baixa de 1%.
LEIA MAIS
→Até novembro, venda de implementos cai 4,8%
→Anfir estima R$ 3,5 bilhões em negócios gerados na Fenatran 2022
→Anfir aposta que Fenatran reaquecerá vendas no setor
Foto: Librelato/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027