A ideia de mudar o tradicional logotipo da entidade surgiu na gestão passada da Anfavea, sob o comando de Luiz Carlos Moraes. Em meados de 2021, foram contratadas agências de publicidade a até aberto um concurso para estudantes de design apresentarem suas propostas.
O desafio era ter algo mais moderno que o calhambeque criado há mais de seis décadas, que teve uma única reestilização até então, sem haver, contudo, uma ruptura com o símbolo da entidade que representa as montadoras instaladas no País desde 1956.
Na primeira sexta-feira deste ano, dia 6, o novo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, aproveitou a coletiva de divulgação do balanço da indústria em 2022 para mostrar o novo logotipo, criado pela Make Id, uma das seis agências que participaram do processo.
Saíram as quatro linhas que deram vida ao tradicional calhambeque, reconhecidamente marcado por uma imagem “amigavel e doce”, conforme palavras de um dirigente da entidade por ocasião do anúncio da intenção de criar um novo logo, mas sem descaracterizar os traços do veículo que seguirá representando a associação. A transformação mais marcante foi na escrita da palavra Anfavea que ganhou letras mais arredondadas.
Criado em 1961, o logotipo que agora está sendo substituído só havia passado por uma alteração em 1991, época em que o setor se preparava para a transformação que viria naquela década com a abertura do mercado brasileiro. Rejuvenesceu um pouco, porém preservou a imagem do calhambeque inicial, como também aconteceu agora.
Fotos: Divulgação/Anfavea
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024