Mercado

Com reforço das picapes, Chevrolet pode voltar à briga pela ponta em 2023

Marca liderou em automóveis de passeio no ano passado

A Chevrolet encerrou 2022 ao som do estouro de garrafas de champagne. Depois de um 2021 traumático pelas longas paralisações em suas fábricas e, por conta disso,  perda de participação e da liderança do mercado, os licenciamentos da marca da General Motors cresceram perto de 20%, reverteram a curva descendente e asseguraram a segunda colocação no ranking das marcas mais vendidas no País

Esse quadro positivo, porém, se deveu única e exclusivamente aos automóveis de passeio. Os modelos Chevrolet representaram 16,8% dos licenciamentos do segmento, participação que alçou a marca novamente ao primeiro lugar, posição ocupada pela última vez em 2020 — antes do dolorido tombo de 2021, quando recuaram  de quase 19% 13%, só a quarta maior fatia.

O ano passado passado foi particularmente recompensador pelo desempenho do Tracker, que pela primeira vez na história foi o SUV mais vendido do País, e pela recuperação do Onix, hatch que liderou o mercado durante seis anos e que em 2021 apareceu somente na quarta posição. Em 2022, foi o segundo automóvel de passeio mais negociado, atrás do ocncorrente direto Hyundai  HB20.

Mas outros produtos, mesmo que em números bem mais modestos, também contribuíram com o sensível crescimento dos licenciamentos de automóveis de passeio da  Chevrolet, caso do movolume Spin e do médio Cruze, cujas vendas aumentaram, respectivamente, 37% e 12%, bem acima da média do mercado.

Se 2022 os carros de passeio protagonizaram o esforço de recuperação, este ano, tudo indica, o potencial para a  Chevrolet agregar mais alguns pontos porcentuais de participação e voltar a sonhar com a volta ao topo do mercado geral encontra-se nos comercias leves. A própria montadora  já batizou 2023 “como o anos das picapes na  Chevrolet”.

Nova Silverado prevista para o segundo semestre

Só a chegada nas concessionárias em fevereiro da Montana já sinaliza vendas adicionais. Da antiga geração, extinta em 2021, a GM manteve apenas o nome, agora uma picape média e não mais compacta. Mais ainda: no transcorrer do ano serão apresentadas uma versão especial da veterana S10 e, no segundo semestre, a nova Silverado, grandalhona importada.

O novo portifólio com três modelos, assim, tem tudo para superar a tímida participação de 7,1% obtida pela Chevrolet com a solitária S10 em 2021. O modelo acumulou 27,1 mil unidades emplacadas, número que, segundo classificação da Fenabrave, o coloca como a terceira picape mais vendida do segmento, ainda que bem distante das duas líderes.

LEIA MAIS

→ Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido em 2022

→ Conservadora, Anfavea entrega agenda prioritária ao governo

A segunda colocada Toyota Hilux alcançou 48,6 mil licenciamentos e a primeira, Fiat Toro, pouca coisa a mais: 49,6 mil.

Não deve tardar, contudo, para que a entidade que reúne as redes concessionárias de veículos liste Toro e Renault Oroch ao lado da nova Montana em outra categoria, já que têm perfis totalmente diferentes das atuais concorrentes, seja pelo porte ou capacidade de carga.

Na soma de automóveis de passeio e comerciais leves,  a Chevrolet somou 291,4 mil licenciamentos no ano passado, 14,9% do total do mercado interno e exatos 7 pontos porcentuais atrás da líder Fiat (430,2 mil).

A concorrente, porém, vendeu 185,9 mil comerciais leves, 43% de todos os emplacamentos da marca, sete vezes mais do que a Chevrolet. Portanto, se roubar clientes da Toro, principal concorrente, a Montana pode, sim,  colocar a Chevrolet novamente na  briga pelo o lugar mais alto.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás