Mercado

Com reforço das picapes, Chevrolet pode voltar à briga pela ponta em 2023

Marca liderou em automóveis de passeio no ano passado

A Chevrolet encerrou 2022 ao som do estouro de garrafas de champagne. Depois de um 2021 traumático pelas longas paralisações em suas fábricas e, por conta disso,  perda de participação e da liderança do mercado, os licenciamentos da marca da General Motors cresceram perto de 20%, reverteram a curva descendente e asseguraram a segunda colocação no ranking das marcas mais vendidas no País

Esse quadro positivo, porém, se deveu única e exclusivamente aos automóveis de passeio. Os modelos Chevrolet representaram 16,8% dos licenciamentos do segmento, participação que alçou a marca novamente ao primeiro lugar, posição ocupada pela última vez em 2020 — antes do dolorido tombo de 2021, quando recuaram  de quase 19% 13%, só a quarta maior fatia.

O ano passado passado foi particularmente recompensador pelo desempenho do Tracker, que pela primeira vez na história foi o SUV mais vendido do País, e pela recuperação do Onix, hatch que liderou o mercado durante seis anos e que em 2021 apareceu somente na quarta posição. Em 2022, foi o segundo automóvel de passeio mais negociado, atrás do ocncorrente direto Hyundai  HB20.

Mas outros produtos, mesmo que em números bem mais modestos, também contribuíram com o sensível crescimento dos licenciamentos de automóveis de passeio da  Chevrolet, caso do movolume Spin e do médio Cruze, cujas vendas aumentaram, respectivamente, 37% e 12%, bem acima da média do mercado.

Se 2022 os carros de passeio protagonizaram o esforço de recuperação, este ano, tudo indica, o potencial para a  Chevrolet agregar mais alguns pontos porcentuais de participação e voltar a sonhar com a volta ao topo do mercado geral encontra-se nos comercias leves. A própria montadora  já batizou 2023 “como o anos das picapes na  Chevrolet”.

Nova Silverado prevista para o segundo semestre

Só a chegada nas concessionárias em fevereiro da Montana já sinaliza vendas adicionais. Da antiga geração, extinta em 2021, a GM manteve apenas o nome, agora uma picape média e não mais compacta. Mais ainda: no transcorrer do ano serão apresentadas uma versão especial da veterana S10 e, no segundo semestre, a nova Silverado, grandalhona importada.

O novo portifólio com três modelos, assim, tem tudo para superar a tímida participação de 7,1% obtida pela Chevrolet com a solitária S10 em 2021. O modelo acumulou 27,1 mil unidades emplacadas, número que, segundo classificação da Fenabrave, o coloca como a terceira picape mais vendida do segmento, ainda que bem distante das duas líderes.

LEIA MAIS

→ Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido em 2022

→ Conservadora, Anfavea entrega agenda prioritária ao governo

A segunda colocada Toyota Hilux alcançou 48,6 mil licenciamentos e a primeira, Fiat Toro, pouca coisa a mais: 49,6 mil.

Não deve tardar, contudo, para que a entidade que reúne as redes concessionárias de veículos liste Toro e Renault Oroch ao lado da nova Montana em outra categoria, já que têm perfis totalmente diferentes das atuais concorrentes, seja pelo porte ou capacidade de carga.

Na soma de automóveis de passeio e comerciais leves,  a Chevrolet somou 291,4 mil licenciamentos no ano passado, 14,9% do total do mercado interno e exatos 7 pontos porcentuais atrás da líder Fiat (430,2 mil).

A concorrente, porém, vendeu 185,9 mil comerciais leves, 43% de todos os emplacamentos da marca, sete vezes mais do que a Chevrolet. Portanto, se roubar clientes da Toro, principal concorrente, a Montana pode, sim,  colocar a Chevrolet novamente na  briga pelo o lugar mais alto.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…

% dias atrás

Compacto da Fiat atinge produção de 600 mil unidades

Produzido em Betim há oito anos, Mobi já vendeu meio milhão de unidades no Brasil

% dias atrás