Venda de elétricos e híbridos ganha consistência e reduz relevância dos modelos movidos a gasolina
O ano passado o mercado absorveu o maior volume de automóveis e comerciais leves eletrificados desde 2012, quando a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, iniciou série histórica do segmento.
De acordo com os dados de licenciamentos, as entregas no período acumularam 49,2 mil unidades, alta de 40,8% sobre as 34,9 mil vendidas em 2021.
O avanço contínuo dos eletrificados torna mais evidente a ladeira abaixo que começa a trilhar os modelos a gasolina. Em 2022, os emplacamentos de elétricos e híbridos superaram pela primeira vez as entregas de veículos com motores movidos pelo combustível fóssil.Ao mesmo tempo, o mercado de veículos a gasolina encolheu 8%, de 53,5 mil unidades, em 2021, para 48,8 mil.
Com os desempenhos apurados, as categorias fecharam 2022 com as mesmas participações no mercado total de veículos leves, de 2,5%. Cabe, no entanto, lembrar que em 2021, elétricos e híbridos responderam por 1,8% e os movidos a gasolina 2,7%.
Do total de veículos leves eletrificados negociados, 8,4 mil unidades foram de 100% elétricos, volume 195% superior ao de 2021, de pouco mais de 2,8 mil. Por sua vez, as vendas de híbridos cresceram 27% na mesma base de comparação, de 32,1 mil para 40,8 mil modelos.
“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável ao veículo convencional”, comemora em nota Adalberto Maluf, presidente da ABVE.
Nos segmentos de caminhões e ônibus, nos quais se consideram os elétricos e os movidos a gás, o mercado saltou, de 2021 para 2022, de 405 unidades para 1,1 mil, alta de 172%. Do total 749 licenciamentos foram de elétricos, alta de 139%, e 356 de modelos a gás, expansão de 275%.
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