Mercado

Financiamento de veículos registra baixa de 8% em 2022

Alta na taxa de juros, valorização dos usados e menor poder de compra afastaram o consumidor do balcão de negócios

Balanço do financiamento de veículo apresentado pela B3 na terça-feira, 17, registra queda de 8,2% no volume de compras a prazo em 2022, com 5,4 milhões de negócios contra 5,9 milhões anotados no ano anterior.

Em dezembro, o mercado experimentou um crescimento de 5,6% em relação a novembro ao apurar 483 mil veículos novos e usados financiados. O desempenho, no entanto, se mostrou insuficiente para superar as 501 mil unidades negociadas no último mês de 2021, o que resultou em queda de 3,8%.

De acordo com avaliação da B3, os últimos meses de 2022 apresentaram melhoras, mas algumas condições pressionaram o resultado. “Fatores como a alta da taxa básica de juros, a valorização dos usados e o menor poder de compra da população fizeram com que os números ficassem abaixo de 2021”, resume em nota Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

Por segmento, os financiamentos de autos leves novos e usados cresceram 6,3% em dezembro sobre novembro, para 351 mil unidades, mas recuaram 7,4% em relação ao mesmo mês de 2021, quando 379 mil unidades foram financiadas.

Já o financiamento de veículos pesados obteve alta de 18,8% na comparação com novembro com 26 mil unidades vendidas. No confronto com dezembro do ano anterior, o desempenho se apresentou estável, com leve recuo de 1%.

Nas negociações de motocicletas, as 103 mil unidades compradas a prazo em dezembro também representaram estabilidade com ligeira alta 0,3% na comparação com a novembro e alta de 9,4% sobre as 95 mil motos negociadas em dezembro de 2021.

No acumulado do ano, o segmento de motos foi o único a apresentar crescimento nos financiamentos em relação a 2021, de 13,8%. Nos casos de auto leves e pesados, as vendas a crédito recuaram 12,9% e 11%, respectivamente.

LEIA MAIS

→No ano, queda de 8,6% nos financiamentos de veículo

→Demanda por financiamentos de veículos segue retraída


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Anfavea sobre eletrificados chineses: “Discussão está quente”.

Lima Leite diz que entidade externou a urgência junto a Lula e ministros: "Esperamos uma…

% dias atrás

Em fevereiro, a maior produção de veículos em seis anos

No bimestre, foram 392,9 mil unidades, com alta de 14,8% sobre 2024. Só neste ano…

% dias atrás

Produção de caminhões fecha o bimestre em alta de 10,5%

Apesar do resultado positivo, Anfavea acende sinais de alerta devido ao aumento nos custos do…

% dias atrás

Puxadas pela Argentina, exportações têm em fevereiro melhor mês desde 2018

Embarques no primeiro bimestre cresceram 55%

% dias atrás

Stellantis e Iveco fecham parceria em negócio de vans elétricas

Projeto envolver fornecimento de dois modelos com início das vendas previsto para meados de 2026

% dias atrás

Segmento de ônibus confirma momento positivo

No primeiro bimestre, enquanto a produção cresceu 11%, as vendas avançaram 47%

% dias atrás