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Goop, distribuidora da marca Takao, dobra faturamento nos últimos três anos

Empresa projeta continuidade de crescimento em 2023 ao colocar mais foco na capacitação do mecânico

A Goop, empresa distribuidora da marca de peças para motores Takao, apurou ao fim 2022 faturamento de R$ 227 milhões, valor 17% maior em relação ao exercício de 2021, mas que representou o dobro do consolidado há três anos.

De acordo como CEO André Niero, a empresa cresce com expansão da oferta. Somente no ano passado, a companhia ampliou o portfólio para o mercado de reposição com 300 lançamentos. Na prateleira consta uma família de 23 produtos, que reúne mais de 6,3 mil itens. “Temos capacidade para atender 95% da frota brasileira, cobertura para cerca de 1,2 mil motores.”

Dirigente conta que o mercado de reposição de motores fatura por volta de R$ 5,5 bilhões por ano. Do total, em torno de 50% representam componentes periféricos, enquanto a outra metade de peças internas, onde a Takao tem 10% de participação.

“A empresa nasceu para atuar forte na reposição para veículos importados e, hoje, o maior impulso tem vindo dos produtos nacionais”, destaca Niero.

No modelo de negócio da empresa, todas as peças são desenhadas internamente a partir das especificações técnicas do fabricante do produto original. O processo segue com produção em uma rede composta de 42 fábricas localizadas na Ásia.

“Os lançamentos são definidos em torno de dois anos depois de o veículo surgir no mercado, prazo que eventualmente o motor poderá começar a precisar de peças de reposição”, conta o CEO

Niero estima acumular mais um crescimento nas vendas em 2023, da ordem 20%. A perspectiva se sustenta na atenção que a empresa tem promovido ao principal cliente: o mecânico. Com objetivo de aprimorar as capacidades do reparador, a Takao colocou em campo projeto de profissionalização de longo prazo em parceria com o Senai. Três unidades já estão com curso em andamento.

Em paralelo, rotinas de visitas de equipes técnicas da empresa às oficinas levam informação e conhecimento. No ano passado, foram mais de 30 mil encontros. “Antes havia muito foco nas especificações técnicas, na peça. Hoje, nossa prioridade também é aplicador, afinal, é ele que nos ajuda a crescer.”

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Foto: Takao/Divulgação

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Décio Costa

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