Tecnologia

Ford aprimora sistema de condução autônoma BlueCruise

Tecnologia é ativada por meio de assinatura do serviço

Ano a ano as tecnologias que culmirão com automóveis absolutamente autônomos avançam rumo à realidade de um público cada vez maior. O trabalho de desenvolvimento simultâneo em várias frentes e realizados por uma infinidade de empresas permitem novidades cada vez mais frequentes e acessíveis.

A Ford é uma das protagonistas desse processo. Seu sistema de direção sem as mãos batizado de BlueCruise já está, como recurso de série, na picape F-150, no esportivo Mustang Mach-E e também em modelos da marca Lincoln.  São mais de 114 mil veículos que rodam na América do Norte de forma semiautônoma por mais de 200 km em rodovias específicas, as “Hands-Free Blue Zones”.

A montadora aposta no crescimento do número de clientes para a tecnologia, sobretudo com o lançamento em breve  da versão 1.2, ativada por assinatura de plano de serviço e que tem como evolução três novos recursos: assistente de mudança de faixa, sistema de reposicionamento na faixa e assistente preditivo de velocidade.

O assistente de mudança de faixa facilita as ultrapassagens e é acionado quando o motorista toca na seta. Ele anuncia a manobra por viva-voz e pode até sugerir a troca para uma faixa mais livre em tráfego lento.

Já o assistente preditivo de velocidade ajusta a velocidade do carro ao se aproximar de uma curva fechada e avisa o motorista com antecedência do que há pela frente, enquanto o sistema de reposicionamento na faixa muda a posição do veículo, especialmente ao se aproximar de veículos maiores, para aumentar a margem de segurança.

LEIA MAIS

→ Dois anos sem produção local, Ford tem 85% das vendas em comerciais leves

→ Ford negocia venda da fábrica da Troller

O BlueCruise, classificado como assistência ao motorista de Nível 2 da SAE, já comanda automaticamente a direção, acelerador e freios do veículo, mas não dispensa que o motorista mantenh  a atenção na pista e que esteja pronto para assumir o volante em caso de necessidade.

Ao identificar uma estrada pré-qualificada, o BlueCruise confirma se as linhas da pista estão visíveis e se o motorista mantém os olhos na estrada antes de ativar a direção sem as mãos. Se o motorista precisar retomar a atenção ou o controle do veículo, câmera e sensores disparam um alerta visual e sonoro.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás