Mercado

Só os alimentos superam os gastos com automóvel

Pesquisa do Serasa também mostrou que 1 em cada 10 entrevistados pretende vender o carro este ano para economizar

A Serasa aproveitou este período de início de ano, quando os proprietários de veículos têm de se programar para pagar o IPVA, para divulgar pesquisa que mensura o impacto dos automóveis no orçamento familiar. Entre várias constações, destaca o fato de o automóvel, para a maioria dos entrevistados (63%), ser a segunda maior despesa do orçamento familiar, atrás de alimentação (72%) e à frente de despesas com contas básicas (57%).

Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o levantamento – que contemplou 2.067 entrevistas entre os dias 12 e 18 de dezembro – também teve por objetivo tentar decifrar as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro.

Entre as principais constatações, verificou-se que pelo menos 1 em cada 10 proprietários projeta se desfazer do veículo nos próximos 12 meses em busca de saídas para amenizar impactos no orçamento. E 23% dos motoristas passaram a usar o veículo, depois da pandemia, como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte via aplicativo, de entregas ou novas atividades.

LEIA MAIS

Conservadora, Anfavea entrega agenda prioritária ao governo

Pé no freio no mercado de veículos leves

Veja os demais pontos principais do estudo:

  • O modelo de trabalho home-office ou híbrido, gerado pela pandemia, alterou o uso do carro para pelo menos 48% dos brasileiros.
  • Entre as funções mais usuais do automóvel destacam-se passeios em fins de semana, compras e tarefas, diárias, locomoção para trabalho ou local de estudo.
  • A organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 40% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 32% admitem gastar mais que o planejado.
  • Entre os motivos para o incremento dos valores, considerando o momento de pandemia e os cenários enfrentados, encontra-se o aumento dos gastos com combustíveis, relatado por 48% dos entrevistados. Em contrapartida, para quem diminuiu o uso em relação ao período pré-pandêmico, os novos formatos de trabalho implementados, como o home office (26%) e o modelo híbrido (22%), aparecem como os principais fatores.

Carteira Digital Serasa

Com relação ao IPVA 2023, a pesquisa, denominada ” Relação do Brasileiro com o Automóvel”, revela que 2 a cada 10 proprietários não se planejaram para pagar o imposto, cujo calendário já está correndo desde dezembro.

“Mesmo sendo uma despesa recorrente e sempre na mesma época do ano, o valor ainda pega os motoristas de surpresa”, observa Laís Gabriel, especialista da Serasa. “Nesse cenário, o planejamento financeiro é imprescindível para conseguir estimar os gastos e, quem sabe, investir no pagamento à vista no ano seguinte”.

A especialista informa que por meio da Carteira Digital Serasa, um dos serviços prestados pela empresa, o consumidor pode pagar o IPVA com mais segurança, além de encontrar condições especiais. “Caso prefira quitar à vista, é possível contar com o desconto da Cota Única”, explica Laís. “Apenas pela plataforma da Serasa, é possível garantir esse desconto e ao mesmo tempo parcelar em até 12 vezes, aliviando o orçamento”.

A oportunidade, segundo Laís, deve-se à parceria entre a Serasa e a empresa Zapay, especializada no setor de automóveis.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Modefer persegue expansão na América Latina

Empresa quer quase dobrar fatia das exportações na receita

% dias atrás

Grupo Volkswagen tem lucro operacional 37% menor no primeiro trimestre

Faturamento chegou a € 77,6 milhões no período

% dias atrás

Importações de autopeças, principalmente da China, seguem em alta

Compras no exterior cresceram 18,2% e exportações apenas 8,1%. Déficit comercial chegou a US$ 3,7…

% dias atrás

Receita líquida da Marcopolo cresce 1,3% no 1º trimestre

Faturamento proveniente das exportações avança 86%

% dias atrás

Procon-SP terá grupo de trabalho para o mercado de veículos usados

Órgão quer aprimorar atuação do setor com mais orientações para consumidores e lojistas

% dias atrás

Brasileiro Luis Rezende é promovido e assume também EUA e Canadá

Na empresa desde 2008, ele se reportará ao novo CEO global, Håkan Samuelsson

% dias atrás