Negócios

Supergasbras faz parceria com VWCO para entrega limpa

Caminhão elétrico e-Delivery garante distribuição inédita de GLP

Em projeto inédito que envolve parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Grupo EGSA e a Locadora Juntu, a Supergasbras inicia distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel no caminhão elétrico e-Delivery.

Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras, diz que esse movimento reforça a estratégia da companhia no âmbito da transição energética: “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios para a sociedade, meio ambiente e nossa empresa. Por isso, é muito gratificante termos feito essa parceria e apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”.

O veículo, que tem autonomia de até 250 km/l, deve a princípio circular no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias. “Faz parte dos planos da companhia expandir a nossa frota elétrica, mas, por se tratar de um projeto piloto, vamos testar com esse veículo para depois prosseguirmos com outros e ampliarmos as rotas”, adinatou Cardoso.

Segundo as empresas que participam do projeto, será o primeiro caminhão elétrico do mundo a transportar gás liqueeito de transporte a granel, com capacidade de 9m³ de volume de tanque e instalação de uma bomba de transferência de GLP com acionamento elétrico.

“Uma proposta desafiadora e inovadora desde o ponto de vista da construção do vaso de pressão, equipamentos, até aos implementos importados para entrega do produto ao cliente”, destaca nota divulgada nesta segunda-feira, 23, pela Supergasbras..

O diretor da Juntu Rental, Adolfo Luis Vicentim, comenta que a empresa vem diversificando suas operações para melhor atender os clientes: “Com a busca de novas soluções tecnológicas e sustentáveis, apresentamos ao mercado a locação do primeiro caminhão de GLP a granel 100% elétrico, contribuindo na redução de emissão de CO2 e inovando para novas matrizes energéticas no modal logístico do País”.

Construído na fábrica da EGSA em Paulínia (SP), o tanque atende à norma ASME e RTQ6C, necessária para transporte rodoviário. O VW e-Delivery escolhido para o projeto tem PBT de 14 toneladas .

“Essa operação evidencia toda a capacidade de inovação da engenharia brasileira, com nossos profissionais atuando em parceria com os clientes para prover novas soluções de transporte cada vez mais eficientes. Esse atendimento sob medida faz parte do nosso DNA e com o VW e-Delivery temos nos especializado ainda mais nessa consultoria completa ao cliente”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.


Foto: Divulgação/Supergasbras

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás