Com o objetivo de se fortalecer na corrida por mais eficiência energética, a Honda anunciou mudanças organizacionais em comunicado na terça-feira, 24. A partir de 1º de abril, a empresa terá na estrutura nova divisão dedicada para acelerar as atividades no negócio de eletrificação, movimento, que segundo a fabricante japonesa, permitirá ampliar gama de produtos e serviços de mobilidade.
Na esteira das mudanças, Honda também reorganiza as operações regionais, das atuais seis para três: América do Norte, China e regiões associadas, integradas por quatro operações – Japão, Ásia e Oceania, América do Sul e Europa, África e Oriente Médio.
Com isso, a empresa entende que poderá fortalecer e executar as estratégias de eletrificação para cada região com base na orientação global, uma delas a neutralidade em carbono até 2050.
Segundo resumiu porta-voz da Honda para Automotive News Europe, a fabricante estima oferecer veículos elétricos de médio a grande porte para a América do Norte e China, enquanto o restante das regiões seria abastecido com modelos menores.
O fato é que ninguém da indústria automotiva pretende ficar para trás no campo na eletrificação. Apenas para exemplificar a velocidade do avanço, ao se debruçar sobre o mercado global, a Tesla já deixou de ser uma montadora para atender desejos de nicho, só no ano passado vendeu mais de 1,3 milhão de carros elétricos, 40% a mais do que 2021. E a BYD, parece ser a única com capacidade para fazer frente, mais de 1,8 milhão de automóveis em 2022, o triplo do volume negociado no ano anterior.
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Foto: Honda/Divulgação