Considerada uma das mais modernas do Grupo Volvo no mundo, a unidade de produção de cabines no complexo industrial de Curitiba (PR) completa 25 anos desde o início de suas atividades, em 1998.

Na ocasião, o projeto demandou investimento em torno de US$ 400 milhões para tornar possível a localização da linha FH. Antes, de 1980 quando começou a produzir caminhões no País, até 1997, a Volvo terceiriza a produção das cabines das gamas N e NL.

Além de suportar a chegada do FH, a fábrica de cabines permitiu à fabricante reforçar e ampliar sua atuação na América Latina, tornando-a capaz de produzir os mesmos produtos recém-desenvolvidos pela matriz. Desde a inauguração, a unidade já produziu mais de 368 mil cabines para as linhas FH, FM, FMX, VM e VMX.

“Há 25 anos, a produção de cabines no Brasil era um sonho. Foi nosso ingresso numa nova era de caminhões, que representava uma ousada revolução tecnológica”, resume em nota Cyro Martins, vice-presidente de operações industriais da Volvo na América Latina.

Com elevado nível de automação e dotada de conceitos da Indústria 4.0, trabalham diretamente na unidade 515 funcionários. Contribuem nos processos o uso de realidade aumentada, big data, internet das coisas, bem como 85 robôs. “Ainda hoje é a unidade mais automatizada do complexo da Volvo em Curitiba”, destaca Martins.

Responsável por atender tanto a demanda diária da produção de caminhões quanto do pós-venda, a fábrica bateu seu recorde no ano passado ao registrar 32 mil unidades produzidas.

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Foto: Volvo/Divulgação

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