Volume negociado ficou abaixo do registrado em 2020, período mais crítico da pandemia
As vendas de veículos comerciais na União Europeia encerraram o ano passado com queda de 14,6%, para 1,60 milhão de unidades ante 1,88 milhão entregues em 2021.
Segundo relatório da Acea, associação que representa as fabricantes na região, o desempenho negativo se deve à persistente escassez de componentes ao longo do ano, o que provocou crise de oferta de veículos na ponta do consumo.
Como resultado, o volume negociado na região foi ainda menor do registrado em 2020, ano da fase mais aguda da pandemia, quando o mercado absorveu 1,7 milhão de unidades.
Ao encerrar o ano passado com quase 80% de participação nas vendas totais, as vendas no segmento de comerciais leves até 3,5 toneladas somaram 1,27 milhão de unidade, declínio de 18,1% em comparação ao registrado em 2021, de 1,56 milhão de furgões e vans.
Em movimento oposto, as vendas de caminhões a partir de 3,5 toneladas na UE registraram alta de 3,5% sobre 2021, de 289,9 mil unidades para 299,7 mil.
Como no segmento de comerciais leves, também as entregas as de ônibus seguiram trajetória descendente. As 28,3 mil unidades negociadas no ano passado, representaram recuo de 5,1% em relação ao volume de 2021, de 29,9 mil ônibus.
LEIA MAIS
→Demanda menor por comerciais leves reprime recuperação na Europa
Foto: Scania/Divulgação
Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…
Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano
No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…
Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril
Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…
Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…