Para fazer de 2023 um ano de sucesso é necessário entender os movimentos críticos que vão impactar o mercado desde o primeiro momento
Por Cassio Pagliarini
As previsões de montadoras, consultorias e financeiras apontam para um crescimento de vendas em 2023 entre 4% e 8%. Porém, os dados de emplacamento de janeiro estão abaixo do esperado. O nosso acompanhamento diário — Daily Dashboard — realizado pela Bright Consulting mostra um ritmo de vendas inferior à projeção, embora 9% acima do mesmo período de 2022.
Diz o ditado que, se alguém não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Como corolário desse ditado é muito difícil avaliar o avanço ou retrocesso sem saber onde se deveria estar. Dessa forma, a Bright Consulting costuma mapear os emplacamentos diários de acordo com o calendário de fins de semana, feriados e eventos.
O mês começou bem com os emplacamentos dos veículos faturados ainda em 2022, porém o volume caiu abaixo da nossa projeção. Enquanto todos os meses do segundo semestre de 2022 tiveram participação de vendas diretas acima de 50%, com um recorde de 55% em novembro, o faturamento direto andou abaixo dos 40% nos últimos 15 dias. Reflexo das férias? Com o natural crescimento de fim de mês, espera-se que este índice alcance 45%.
O fiel da balança é o emplacamento showroom, componente orgânico das vendas, que veio crescendo até 4.439 veículos por dia em dezembro e caiu para 3.265 em janeiro, número equivalente a janeiro 2022. Aqui também pode refletir o primeiro período de férias livres de covid.
Até que ponto esse começo lento pode comprometer o volume de 2,05 milhões de autos e comerciais leves projetado pela Bright Consulting? Ainda é cedo para dizer. Tem muita coisa para acontecer, como veremos a seguir.
A evolução de preços arrefeceu em 2022 como pode ser demonstrado pela tabela abaixo, conhecida dos nossos leitores.
As duas colunas à direita mostram a variação de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, com um pequeno aumento dos preços de lista, mas os preços de transação já passam por declínio. Nem bem começou 2023 e já recebemos informações de montadoras que reduziram seus preços – surpresa! – e ofertas enormes em bonificação, valorização do usado e taxas subsidiadas.
Esse movimento deverá se ampliar durante 2023. A recuperação de salários com a redução dos valores efetivamente pagos pelos veículos devem ser mais um fator a garantir um volume da indústria acima dos 2 milhões de unidades, não alcançados nos últimos 3 anos.
Quando dissemos que o trabalho deve começar logo, nos referimos ao acompanhamento dos movimentos legislativos e fiscais que podem trazer alguma aceleração ao ritmo da indústria automobilística. A Bright Consulting tem registrado suas recomendações para que Governo, Associações, Montadoras, Sistemistas e Agentes Financeiros alinhem suas expectativas. São 7 tópicos:
• Redefinir a tributação dos veículos com vistas à descarbonização e simplificação do modelo tributário;
• Regular as próximas fases do Rota 2030 com foco nas competências do Brasil em biocombustíveis e sistemas futuros de célula de combustível, incluindo pesquisa e desenvolvimento;
• Ajustar as barreiras fiscais ao automóvel eletrificado importado e componentes, para que sirva de acesso a tecnologias ainda inexistentes por aqui, porém permitindo que a produção local resulte viabilizada;
• Oferecer meios para a eletrificação gradual das frotas de ônibus urbanos, inclusive com planos de localização gradativa como destacado no tópico anterior;
• Evoluir nas negociações com União Europeia e outros países para o comércio de veículos;
• Alavancar a utilização da capacidade instalada pela regulamentação da inspeção veicular com impacto imediato na reciclagem de veículos;
• Fomentar o comércio de veículos mais acessíveis, aqueles considerados de entrada, para também alavancar a capacidade produtiva instalada.
Estes objetivos têm desdobramentos ambientais, sociais e econômicos dentro da mais inclusiva esfera ESG. Para todas estas ações é necessário o alinhamento entre os atores para que as ações produzam resultados efetivos. Existem objetivos consensuais e outros conflitantes, com cada ator tentando puxar a brasa para sua sardinha.
O sucesso ou não destas negociações é que vão mostrar ao final do ano, se avançamos ou retrocedemos. E tem que ser rápido, se não quisermos ter mais um ano perdido.
Nossos serviços de inteligência competitiva têm sido orientados para contribuir com nossos clientes para que estes criem grandes ações de crescimento e sucesso. Desvendar o futuro com antecedência vai permitir à sua empresa incorporar em sua estratégia ações vitoriosas em 2023 e nos próximos anos.
Foto: Acea
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.