Mercado

Reação tímida no mercado de carros e comerciais leves

Na média diária, vendas foram 6,8% maiores do que em janeiro de 2022

O mercado de veículos leves reagiu na segunda quinzena de janeiro, acumulando 131 mil emplacamentos até o dia 31, uma alta de quase 12% em relação aos 117 mil licenciamentos do mesmo mês de 2022. Na primeira metade do mês o balanço interanual era negativo.

Considerando a média de venda por dia útil, o crescimento do primeiro mês de 2023 com idêntico período do ano passado é de apenas 6,8%, com, respectivamente, quase 5,96 mil e 5,58 mil automóveis, picapes, vans e furgões comercializados, conforme dados preliminares divulgados nesta quarta-feira, 1, por fonte do varejo automotivo.

MEIA MAIS

Pé no freio no mercado de veículos leves

Já no comparativo com dezembro os índices são todos negativos, o que tradicionalmente ocorre no mercado automotivo nas viradas de ano. No volume total, a queda é de 25%, considerando os mais de 202 mil emplacamentos no último mês do ano passado.

No que tange à venda por dia útil, o decréscimo chega a 35%, visto que esse número em dezembro superou 9,2 mil unidades, ante as mernos de 6 mil de janeiro.

A Fenabrave deve divulgar nesta quinta-feira, 2, os dados oficiais do Renavam, com informações também sobre o mercado de veículos pesados, motos, implementos e máquinas agrícolas. Os dados relativos à produção neste início de ano só serão revelados pela Anfavea na terça-feira da semana que vem, dia 7.

As duas entidade têm previsões conservadoras para este ano. A que representa os concessionários prevê estabilidade e a associação nacional das montadoras estima perto de 3% de crescimento no mercado de veículos leves. A maior preocupação atualmente é com as dificuldades para obtenção de crédito. Segundo a Anfavea, 70% das compras no segmento estão sendo realizadas à vista.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás