Produto

Volvo amplia linha de caminhões movidos a gás na Europa

Nova oferta para as gamas FH e FM traz motor de 500 cv e chega na esteira de plano que pretende aumentar produção de biogás na região

As linhas de caminhões FH e FM movidos a gás da Volvo receberam reforço com a introdução da opção com motor de 500 cv no portfólio, no qual já constavam as ofertas de 420 cv e 460 cv. A novidade traz argumentos para atuar em operação mais exigentes no transporte de longas distâncias rodoviárias.

A novidade surge em momento de necessidade de nova calibração para se adequar à fase E das normas ambientais do Euro 6. Com os ajustes, a fabricante calcula uma economia de combustível de 4% em relação aos motores da etapa D. Depois, os modelos também receberam cilindros 10% maiores, o que contribui para autonomia de ao menos 1 mil quilômetros.

Adequados para funcionar com biogás liquefeito, os caminhões possibilitam operações neutras em carbono e se mostram oportunos no médio prazo.

Recente plano apresentado por comissão da União Europeia, o REPower EU, coloca foco na capacidade de produção regional de diferentes tipos de energia. Um dos tópicos é de aumentar em 10 vezes a produção anual de biogás até 2030, para 35 milhões de m², o que deve acelerar a substituição do gás fóssil pelo renovável. Mais de 78 usinas já estão confirmadas para estarem prontas até 2024.

“O biogás é um ótimo complemento para os transportes elétricos, ajudando os transportadores com suas ambições de sustentabilidade e objetivos de transportes neutros para o clima”, defende em nota Daniel Bergstrand, gerente de produto para caminhões movidos a gás da Volvo Trucks.

Para a Volvo, o reforço na linha de caminhões a gás segue a estratégia da Volvo para alcançar emissões zero, na qual também constam as rotas da eletrificação e da célula de combustível.

“Várias soluções técnicas são necessárias, pois a disponibilidade de infraestrutura de energia e combustível difere muito entre países e regiões. Além disso, os requisitos para cada atribuição de transporte podem variar”, resume Bergstrand.

LEIA MAIS

→Fábrica de cabines da Volvo no Brasil completa 25 anos

→Volvo entrega os primeiros caminhões elétricos com aço livre de fósseis


Foto: Grupo Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás