Sedã renovado chega ao mercado em março com motores turbo 1.0 e 1.4
A partir de março a rede de concessionárias Volkswagen estará abastecida com a linha 2023 do Virtus. A atualização estética do sedã fabricado em São Bernardo do Campo, SP, resultou em medidas externas um pouco maiores e em estilo menos “carro de tiozão” do que o adotado quando de seu lançamento há cinco anos.
O Virtus 2023 também tem portfólio mais amplo. Passa a ser ofertado em cinco versões. A mais barata, com motor 1.0 turbo de 116 cv e transmissão manual, custa partir de R$ 104 mil e claramente é uma tentativa da marca de agradar aos frotistas.
Em 2022, as vendas diretas responderam por praticamente todas as 35 mil unidades do Voyage negociadas no mercado interno.
Acontece que o sedã menor entrou para a galeria dos aposentados em dezembro junto com o irmão de plataforma Gol, não por coincidência também substituído a partir deste mês pelo Polo Track, um versão despojada do hatch, agora o carro de entrada mais barato da marca e que também utiliza a plataforma do Virtus.
A segunda opção mais em conta do novo Virtus ambém é dotada do mesmo 1.0 turbo de 116 cv, mas com câmbio automático, conforto que demandará o desembolso de pelo menos R$ 113 mil. Acima dela estão a Comfortline (R$ 122 mil) e Highline (R$ 130 mil) equipadas com motor 1.0 turbo mais potente, de 128 cv.
Para quem deseja mais desempenho, a Volkswagen oferecerá até o fim do primeiro semestre a topo de linha Exclusive, dotada de um 1.4 turbo de 150 cv.
Apesar de renovado, o Virtus tem linhas muito assemelhadas a de outros modelos da marca. A dianteira, por exemplo, tem clara identificação com a do Nivus, SUV de desenho esportivo e que chama a atenção de um público mais jovem, bem mais do que a versão hatch do Virtus, o Polo.
Sem a concorrência do próprio Voyage e com lista de equipamentos de série mais recheada, a Volkswagen acredita que o Virtus tem potencial para reverter a decadência comercial que exibiu nos últimos três anos.
LEIA MAIS
→ Volkswagen desbanca Jeep no segmento de SUVs
→ Reação tímida no mercado de carros e comerciais leves
Se estreou em 2018 liderando o segmento de sedãs compactos e repetiu a dose no ano seguinte, em 2020 foi atropelado pelo Chevrolet Onix, que vendeu quase três vezes mais — 83,4 mil licenciamentos contra 30,9 mil do Virtus — , assim como em 2021, quando 54,7 mil Onix foram licenciados ante 20,5 mil Virtus.
No ano passado, o representante da Volkswagen saiu definitivamente da preferência dos consumidores, tanto que acumulou apenas 5,6 mil licenciamentos, média mensal inferior a 500 unidades.
Foi apenas o quarto sedã compacto mais vendido e o 43º colocado no ranking geral de veículos. O Onix Plus, é bom frisar, vendeu mais de 75 mil unidades e terminou como terceiro carro mais vendido do País.
Foto:Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.