Desempenho garante aumento de participação para 14,5% do mercado de implementos rodoviários
Ao fechar balanço do ano passado, a Librelato registrou faturamento de R$ 2,1 bilhões, valor 20% superior ao apurado em 2021, de R$ 1,8 bilhão. No período, a fabricante de implementos rodoviários catarinense entregou 12,5 mil produtos ao mercado transportador brasileiro.
Com o desempenho, a Librelato avançou 1,5 ponto porcentual em participação no mercado, para 14,5% ao fim do ano passado. Segundo a empresa a maior demanda, com 30% das vendas, foi da linha de basculantes, seguida pela graneleira, que respondeu por 17%. A fabricante, no entanto, atribui o crescimento nas vendas à procura pela série Evolut, uma nova geração de implementos da empresa lançada em 2021.
“Seguimos crescendo em ritmo acelerado, porque os operadores logísticos estão buscando mais rentabilidade nas operações de transporte e entendem que nossos produtos aliam alta qualidade, robustez e disponibilidade”, observa em nota José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.
A Librelato se posiciona como a terceira maior fabricante de implementos rodoviários do País e a segunda maior exportadora do segmento. No ano passado, as remessas somaram 800 unidades para países como Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Gana e Uganda. Recente escritório aberto em Portugal ainda procura oportunidades no continente africano e Oriente Médio.
Para suportar a demanda do ano passado, a Librelato produziu, em média, 50 unidades/dia. Em 2023, a empresa projeta continuidade de crescimento da ordem 20% e, para isso, programa estabelecer um ritmo de produção 12% maior no volume diário.
No ano passado, a fabricante se preparou com aprimoramentos nos processos de produção e área de qualidade ao investir no período R$ 46 milhões. De acordo com Sprícigo, no atual exercício, outros R$ 30 milhões serão aplicados em pessoas e na continuidade de aumento do nível de automação.
LEIA MAIS
→Içara ganha mais uma unidade industrial da Librelato
→Librelato renova linha com produtos mais eficientes
Foto: Librelato/Divulgação
São 80 vagas distribuídas nas unidades de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Argentina
Foram negociados em abril 314.667 veículos com até 3 anos de uso, expansão de 34,5%…
Categoria já responde por quase 54% dos emplacamentos de automóveis de passeio
Marcas da associação respondem por mais de 50% do segmento de eletrificados
SUV tem nova plataforma e motores híbridos e elétricos
Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado