Empresa

Librelato anota crescimento de 20% no faturamento de 2022

Desempenho garante aumento de participação para 14,5% do mercado de implementos rodoviários

Ao fechar balanço do ano passado, a Librelato registrou faturamento de R$ 2,1 bilhões, valor 20% superior ao apurado em 2021, de R$ 1,8 bilhão. No período, a fabricante de implementos rodoviários catarinense entregou 12,5 mil produtos ao mercado transportador brasileiro.

Com o desempenho, a Librelato avançou 1,5 ponto porcentual em participação no mercado, para 14,5% ao fim do ano passado. Segundo a empresa a maior demanda, com 30% das vendas, foi da linha de basculantes, seguida pela graneleira, que respondeu por 17%. A fabricante, no entanto, atribui o crescimento nas vendas à procura pela série Evolut, uma nova geração de implementos da empresa lançada em 2021.

“Seguimos crescendo em ritmo acelerado, porque os operadores logísticos estão buscando mais rentabilidade nas operações de transporte e entendem que nossos produtos aliam alta qualidade, robustez e disponibilidade”, observa em nota José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

A Librelato se posiciona como a terceira maior fabricante de implementos rodoviários do País e a segunda maior exportadora do segmento. No ano passado, as remessas somaram 800 unidades para países como Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Gana e Uganda. Recente escritório aberto em Portugal ainda procura oportunidades no continente africano e Oriente Médio.

Para suportar a demanda do ano passado, a Librelato produziu, em média, 50 unidades/dia. Em 2023, a empresa projeta continuidade de crescimento da ordem 20% e, para isso, programa estabelecer um ritmo de produção 12% maior no volume diário.

No ano passado, a fabricante se preparou com aprimoramentos nos processos de produção e área de qualidade ao investir no período R$ 46 milhões. De acordo com Sprícigo, no atual exercício, outros R$ 30 milhões serão aplicados em pessoas e na continuidade de aumento do nível de automação.

LEIA MAIS

→Içara ganha mais uma unidade industrial da Librelato

→Librelato renova linha com produtos mais eficientes


Foto: Librelato/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás