De cada dez automóveis vendidos na Europa em 2022, três tinham algum nível de eletrificação. Carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in alcançaram, conjuntamente, participação de 31,7%, segundo o Dataforce.
Isoladamente, os modelos movidos exclusivamente a bateria, os chamados BEVs, participaram com fatia de 14% . somaram 1,57 milhão de unidades e registraram o maior crescimento diante do ano anterior: 29%.
O carro mais vendido da categoria foi o Tesla Model Y (137,8 mil undiades), seguido pelo companheiro de marca, o Model 3, que teve 92 mil licenciamentos. O terceiro colocado foi o Volkswagen ID.4, com 68,5 mil unidades.
Os híbridos também tiveram avanço significativo de 21 na comparação anual, com 986 mil unidades negociadas, equivalentes a 8,7% das vendas, praticamente a mesma fatia dos híbridos plug-in (9%), que recuaram ligeiramente, 2%, para pouco mais de 1 milhão de unidades.
Os negócios com modelos movidos a combustão de combustíveis fosseis declinaram expressivamente. Os a gasolina, ainda a principal alternativa dos consumidores europeus, com 47% de participação em 2022, venderam 9% a menos do que em 2021.
O tombo dos veículos a diesel chegou a 19% na comparação anual. O combustível é fonte de energia em somente 18% dos veículos comercializados. A continuarem nesses ritmos, modelo diesel e BEV devem trocar de posições no ranking de vendas já em 2023.
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