As vendas financiadas de veículos novos e usados bateram em 443 mil unidades em janeiro. O número é fornecido pela B3 e considera automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus e também motocicletas.
Na comparação com janeiro do ano passado, representa crescimento de 11%, mas queda de de 8,3% na comparação com dezembro de 2022.
No segmento de autos leves, a alta foi de 7,7% em relação a janeiro de 2022. C. Já o financiamento de veículos pesados cresceu muito acima da média, 16,8% a mais do que na ocmpração anual.
Com 87 mil unidades, as motocicletas registraram alta de 22,9% no número de financiamentos em relação ao mesmo períodode 2022 e queda de 16,2% na comparação com dezembro de 2022.
“O ano passado foi marcado pelo impacto da alta da taxa básica de juros, da valorização dos usados e do menor poder de compra da população. Para o primeiro mês do 2023, o cenário se mantém similar ”, avalia Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
Financiamentos de veículos crescem 11% em janeiro
Segmento de leves avançou menos do que a média, que inclui pesados e m otos novos e usados