Empresa

Ônibus elétrico Marcopolo chega ao Chile para testes

Operadores vão avaliar o desempenho do Attivi em trajetos utilizados pelos ônibus a diesel

Em consonância com estratégia de ampliar presença em mercados que investem continuamente em eletromobilidade, a Marcopolo iniciou este mês em Santiago do Chile testes com o ônibus 100% elétrico Attivi. O veículo vai circular em diversas áreas urbanas da capital Santiagdo país andino para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, por André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, que lembrou o início recente da produção do Attivi integral no Brasil.

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, destacou Armaganijan.

A tradicional fabricante de Caxias do Sul, RS, tem hoje mais de 350 ônibus elétricos e híbridos, com chassis de parceiros, rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. No caso do Chile, o modelo Attivi possui 12 metros de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm.

LEIA MAIS

Marcopolo investe em fábricas de peças

Projeção é de alta de 5% na demanda por ônibus

Conta ainda com eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh e autonomia entre 230 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Sua capacidade é para 91 passageiros, dso quais 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça.

O modelo vem equipado com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, além de iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.


Foto: Divulgação/Maracopolo

S

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás