Operadores vão avaliar o desempenho do Attivi em trajetos utilizados pelos ônibus a diesel
Em consonância com estratégia de ampliar presença em mercados que investem continuamente em eletromobilidade, a Marcopolo iniciou este mês em Santiago do Chile testes com o ônibus 100% elétrico Attivi. O veículo vai circular em diversas áreas urbanas da capital Santiagdo país andino para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, por André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, que lembrou o início recente da produção do Attivi integral no Brasil.
“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, destacou Armaganijan.
A tradicional fabricante de Caxias do Sul, RS, tem hoje mais de 350 ônibus elétricos e híbridos, com chassis de parceiros, rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. No caso do Chile, o modelo Attivi possui 12 metros de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm.
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Conta ainda com eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh e autonomia entre 230 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Sua capacidade é para 91 passageiros, dso quais 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça.
O modelo vem equipado com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, além de iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.
Foto: Divulgação/Maracopolo
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