Empresa

Ônibus elétrico Marcopolo chega ao Chile para testes

Operadores vão avaliar o desempenho do Attivi em trajetos utilizados pelos ônibus a diesel

Em consonância com estratégia de ampliar presença em mercados que investem continuamente em eletromobilidade, a Marcopolo iniciou este mês em Santiago do Chile testes com o ônibus 100% elétrico Attivi. O veículo vai circular em diversas áreas urbanas da capital Santiagdo país andino para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, por André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, que lembrou o início recente da produção do Attivi integral no Brasil.

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, destacou Armaganijan.

A tradicional fabricante de Caxias do Sul, RS, tem hoje mais de 350 ônibus elétricos e híbridos, com chassis de parceiros, rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. No caso do Chile, o modelo Attivi possui 12 metros de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm.

LEIA MAIS

Marcopolo investe em fábricas de peças

Projeção é de alta de 5% na demanda por ônibus

Conta ainda com eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh e autonomia entre 230 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Sua capacidade é para 91 passageiros, dso quais 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça.

O modelo vem equipado com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, além de iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.


Foto: Divulgação/Maracopolo

S

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás