Em um horizonte que busca construir um mundo sob o conceito de visão Zero – sem acidentes, sem emissões e sem congestionamentos – a General Motors não enxerga outra solução se não o veículo conectado e totalmente elétrico.
A tendência é indiscutível nos grandes centros de desenvolvimento e manufatura a indústria automotiva, mas para Santiago Chamorro, presidente da América do Sul, a pauta também precisa estar em discussão no Brasil.
“Para desenvolver motores a combustão mais eficientes, o Brasil acompanhou. É o momento de questionar se também irá acompanhar o restante do mundo”, observou o executivo na manhã de sexta-feira, 10, a grupo de jornalista antes da apresentação oficial da nova Montana à rede de concessionários.
Chamorro entende que o País tem muita possibilidade de localizar a produção de veículos elétricos pelas próprias condições. “O Brasil tem abundância de minérios para bateria, engenharia reconhecida, parque industrial instalado e matriz de energia limpa.”
Para o executivo um impulso na industrialização para o veículo elétrico pode estar na próxima fase do Rota 2030, em elaboração em conjunto entre governo e indústria. “Não é uma mudança que se faz do dia para a noite, mas que estabeleça um horizonte para os elétricos.”
A fim de avançar na eletrificação, o presidente da GM defende até mesmo a manutenção do imposto de importação zero para os veículos elétricos. Segundo ele, o mecanismo de estímulo garante volumes para construir mercado e demanda para, então, ser viável a produção local.
Chamorro ainda lembra de dado que torna oportuna sua defesa à industrialização de veículos elétricos no País. Enquanto a tendência do custo da bateria é de diminuir, a do motor a combustão é de aumentar por conta materiais e de desenvolvimento que garantam mais eficiência. Para o representante da GM, até 2025 esses custos estarão equiparados.
O presidente da fabricante enfatiza que a visão da empresa é de produzir onde vende. Enquanto ainda não tem essa perspectiva para os elétricos, a montadora seguirá se fortalecendo com maior participação no segmento no País. Na oferta já tem o Bolt e, para breve, Chamorro confirma o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV.
LEIA MAIS
→General Motors reconquista consumidores em 2022
→General Motors inaugura primeira fábrica de elétricos nos EUA
→General Motors encerrará produção de veículos a combustão em 2035
→GM quer ter lucro com elétricos até 2025
Foto: GM/Divulgação
- Ford ensaia oferta da Ranger com cabine simples - 31 de outubro de 2024
- Ford levará para a Fenatran linha Transit atualizada - 31 de outubro de 2024
- Volvo aprimora FMX 6×6 para operação florestal da Suzano - 21 de outubro de 2024