Mobilidade

Home office altera movimento nas estradas no Carnaval

Pesquisa do Sem Parar mostra que 33% dos entrevistados vão pegar estradas já na quinta-feira

Após dois anos sem o tradicional carnaval brasileiro por causa da Covid-19, o evento deste ano promete movimentar ainda mais as ruas, salões e estradas brasileiras. Mas justamente em função da pandemia, que levou as empresas a adotarem medidas de flexibilização do trabalho a partir do uso total ou parcial do home office, deve haver alteração este anos nos picos de movimento nas estradas de São Paulo.

Ao menos é o que constatou pesquisa inédita realizada pelo Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor, que entrevistou 1.370 paulistas entre os dias 26 de janeiro e 10 de fevereiro exatamente para saber como estavam se organizando para suas viagens neste carnaval.

Dos entrevistados com plano para viajar durante o feriado, 33% garantiram que irão para a estrada já na quinta-feira, antes do início oficial da popular comemoração brasileira.

“A antecedência na viagem, que pode impactar no fluxo das rodovias do estado antes do esperado, pode ser explicada, em parte, pelo trabalho em regime de home office, que possibilita que profissionais possam trabalhar remotamente”, comenta o Sem Parar no relatório da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 15.

A sexta-feira, no entanto, segue sendo o dia preferido para a viagem, cnforme revelaram 37% dos entrevistados. Outros 21% só vão pegar a estrada no sábado.

Outra constação do Sem Para é que, além de começarem a viaem mais cedo, grande parte dos entrevistados (74%) também disseram ter se planejado financeiramente para curtir o período. Sobre a hospedagem, 47% pretendem ficar na casa de amigos ou família.

Quanto ao destino, a pesquisa mostra uma divisão entre os foliões: 35% vão para  o interior paulista e 34% para o litoral. Outros 5% dos paulistas apontaram o Rio de Janeiro como a cidade escolhida este ano para passar o carnaval.

“A surpresa da pesquisa foi a indicação do motivo da viagem”, destaca o comunicado do Sem Parar. “Diferente do esperado, 60% dos respondentes pretendem viajar para aproveitar a natureza, a praia e o sossego em vez de curtir os bloquinhos e a agitação”.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás