Mobilidade

Home office altera movimento nas estradas no Carnaval

Pesquisa do Sem Parar mostra que 33% dos entrevistados vão pegar estradas já na quinta-feira

Após dois anos sem o tradicional carnaval brasileiro por causa da Covid-19, o evento deste ano promete movimentar ainda mais as ruas, salões e estradas brasileiras. Mas justamente em função da pandemia, que levou as empresas a adotarem medidas de flexibilização do trabalho a partir do uso total ou parcial do home office, deve haver alteração este anos nos picos de movimento nas estradas de São Paulo.

Ao menos é o que constatou pesquisa inédita realizada pelo Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor, que entrevistou 1.370 paulistas entre os dias 26 de janeiro e 10 de fevereiro exatamente para saber como estavam se organizando para suas viagens neste carnaval.

Dos entrevistados com plano para viajar durante o feriado, 33% garantiram que irão para a estrada já na quinta-feira, antes do início oficial da popular comemoração brasileira.

“A antecedência na viagem, que pode impactar no fluxo das rodovias do estado antes do esperado, pode ser explicada, em parte, pelo trabalho em regime de home office, que possibilita que profissionais possam trabalhar remotamente”, comenta o Sem Parar no relatório da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 15.

A sexta-feira, no entanto, segue sendo o dia preferido para a viagem, cnforme revelaram 37% dos entrevistados. Outros 21% só vão pegar a estrada no sábado.

Outra constação do Sem Para é que, além de começarem a viaem mais cedo, grande parte dos entrevistados (74%) também disseram ter se planejado financeiramente para curtir o período. Sobre a hospedagem, 47% pretendem ficar na casa de amigos ou família.

Quanto ao destino, a pesquisa mostra uma divisão entre os foliões: 35% vão para  o interior paulista e 34% para o litoral. Outros 5% dos paulistas apontaram o Rio de Janeiro como a cidade escolhida este ano para passar o carnaval.

“A surpresa da pesquisa foi a indicação do motivo da viagem”, destaca o comunicado do Sem Parar. “Diferente do esperado, 60% dos respondentes pretendem viajar para aproveitar a natureza, a praia e o sossego em vez de curtir os bloquinhos e a agitação”.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec

Produtos já estão sendo negociados no Brasil e a de 48 V já foi homologada…

% dias atrás

BorgWarner prepara produção de nova linha de baterias

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, empresa já testa protótipos em Piracicaba…

% dias atrás

CNH triplicará centro de distribuição no Centro-Oeste

Estrurutra terá 8 mil m² para reduzir em 50% tempo das entregas

% dias atrás

Setor de transporte impulsiona o consumo de alumínio

Indústria de veículos pesados absorveu 116 mil toneladas no ano passado, 15% da demanda nacional

% dias atrás

Mercedes-Benz coloca seu micro-ônibus no campo

Chassi LO 916R Fretamento Rural é alternativa para transporte em estradas de terra e pisos…

% dias atrás

Acea: venda de automóveis na Europa fecha o 1º trimestre estável

Híbridos dominam as entregas com participação perto de 44%

% dias atrás