Marketing

Honda desiste de participar e coloca em risco o Salão Duas Rodas

O mais tradicional evento do setor não é realizado desde 2019

Histórica líder do mercado brasileiro de motocicletas, com participação nas vendas sempre próximas ou acima dos 75%, a Honda Motos praticamente determina as tendências dessa indústria há decadas. O último movimento da fabricante japonesa, porém, é uma má notícia para o setor e especialmente para o segmento de feiras e eventos.

Este semana a empresa que vendeu mais de 1 milhão de motos no País em 2022 confirmou sua decisão de não participar da próxima edição do Salão Duas Rodas, a maior e mais tradicional mostra do setor na América Latina, prevista para a semana de 24 a 29 de outubro em São Paulo.

O evento tem apoio oficial da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, da qual a Honda faz parte . Em comunicado oficial, porém, a montadora justificou a medida:

“A Honda Motos acompanha continuamente as tendências de comunicação e relacionamento com os consumidores e busca plataformas alinhadas às suas estratégias que melhor expressam o valor e a identidade da marca e atendam as preferências do público […] A empresa seguirá investindo em estratégias de fortalecimento de marca e da imagem de seus produtos e serviços, proporcionando experiências exclusivas e diferenciadas aos clientes e fãs.”

Além da Honda, outras empresas já haviam desistido de participar do evento que não é realizado desde 2019.  Em 2020, os organizadores alegaram o quadro pandêmico. Em 2021 e 2022 o próprio conceito da exposição passou a ser questionado e revisto pelos organizadores.

A saída da maior fabricante de motocicletas do País pode inviabilizar a edição 2023 e até mesmo determinar o fim do salão, pelo menos nos moldes atuais. Porém, consultada por AutoIndústria, a organizadora RX disse que continua trabalhando para que o evento aconteça ainda este ano.

“Respeitamos a decisão de cada marca e seguiremos atendendo aos anseios do mercado na busca pelo melhor formato, por isso estamos em contato com a Abraciclo para os próximos passos para a realização do salão”, afirmou Luiz Bellini, diretor de Portfolio da RX.

Também em nota, a entidade que reúne os fabricantes reforçou a posição da organizadora:

“A Abraciclo está trabalhando, junto com a RX Global, para a realização do Salão Duas Rodas 2023 previsto para os dias 24 a 29 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Em relação a participação ou não de suas associadas, a Abraciclo reitera que a estratégia é de cada empresa”.

LEIA MAIS

→ Indústria de motos inicia 2023 com o pé no acelerador


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás