Desaquecimento acende sinal de cautela da fabricante após apresentar resultados expressivos no ano passado
Em apresentação do balanço de desempenho do ano passado e perspectivas para 2023, na quinta-feira, 16, a Volvo trouxe a percepção de que a demanda por caminhão este ano será menor.
Na mesa de Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, a projeção destaca volume de 75 mil unidades acima de 16 toneladas, faixa onde atua a fabricante, de pesados e semipesados. Se realizado, o resultado será 23,4% inferior às 98 mil unidades emplacadas em 2022.
Para sustentar a estimativa, Lirmann aponta uma série de fatores capazes de fazer com que o transportador evite o balcão de negócios. “O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas desse ano. Além disso, pesam também as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos.”
Um período de menos entusiasmo pela frente, no entanto, não apaga o desempenho histórico obtido pela companhia no ano passado. Ao registrar perto de 24,1 mil caminhões vendidos 2022, crescimento de 10% sobre o ano anterior, o mercado brasileiro se posiciona mais uma vez como o segundo maior da marca do mundo, atrás somente dos Estados Unidos.
Do total vendido no País, mais de 18,7 mil unidades foram de caminhões pesados. O volume colocou a marca na liderança isolada na categoria. “Ficamos com 29% de participação, quase um terço do mercado de pesado. É uma marca histórica”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo Brasil.
O desempenho do ano passado ainda promoveu a marca ao topo da categoria de semipesado, registro inédito da fabricante no País. Pouco mais de 5,3 mil unidades vendidas representaram alta de 39% na comparação com 2021.
Na América Latina, a fabricante de Curitiba (PR) destaca os crescimentos de 17% em vendas de caminhões no Peru, com 1,9 mil unidades, e de 25% no Chile, onde entregou no ano passado 1,6 mil modelos.
O segmento de ônibus também se mostrou proveitoso. As vendas na América Latina no ano passado quase dobraram sobre o mesmo período anterior, com alta de 94% ao entregar pouco mais de 1,9 mil chassis. No Brasil obteve crescimento de 78,8% com 658 veículos negociados. A empresa ainda comemora vitória de licitação de ônibus Euro 6 para o fornecimento de 566 chassis para Santiago, no Chile.
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Foto: Volvo/Divulgação
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