Objetivo é desenvolver sitema que permita estacionar um automóvel sem motorista a bordo.
A Valeo e a BMW acabam de anunciar parceria para desenvolver a tecnologia de estacionamento autônomo nível 4, aquela que torna possível estacionar um automóvel sem motorista a bordo. O acordo de cooperação estratégica, que envolverá mais de uma centena de especialistas em P&D das duas empresas, também prevê a instalação de pontos de carregamento em locais públicos e estacionamentos.
De acordo com comunicado divugado nesta sexta-feira, 17, pela Valeo, o sistema funciona da seguinte forma: o condutor deixa seu veículo na entrada de um estacionamento fechado – como o de um shopping center ou aeroporto – e o carro assume sozinho a tarefa de localizar uma vaga, dirigir-se até ela e realizar as manobras necessárias para estacionar corretamente.
“No retorno do motorista o veículo faz o processo inverso, ou seja, sai da vaga e vai até o condutor, tudo de forma autônoma e utilizando diversos sensores, sistemas e softwares inteligentes”, explica o comunicado. Serviços adicionais ao do estacionamento em si, como carregamento (no caso de veículos híbridos ou elétricos) e/ou lavagem totalmente automatizadas, também podem ser implantados em conjunto.
LEIA MAIS
→Valeo tem agora 100% da Valeo Siemens eAutomotive
→Valeo fornecerá controlador de ADAS para a BMW
“Estamos muito orgulhosos por mais este acordo entre o Grupo BMW e a Valeo, agora para o desenvolvimento de um sistema completo de estacionamento autônomo Nível 4. Em breve mais essa comodidade deverá estar nos veículos de produção em série da BMW”, adiaintou Marc Vrecko, presidente do Grupo de Negócios de Sistemas de Conforto e Assistência à Direção da Valeo.
O executivo lembrou que em 2022 as empresas já haviam firmado outro acordo de cooperação para o fornecimento de sistema ADAS, sensores e softwares de estacionamento e manobras para os novos modelos que serão produzidos na plataforma “Neue Klasse” da montadora.
Foto: Divulgação/Valeo
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.