CEO da Stellantis entende que é inútil introduzir normas de emissões mais rígidas ao mesmo tempo em que a indústria investe na eletrificação
Limites mais severos de emissão de poluentes estabelecidos pelas normas do Euro 7, previsto para vigorar na Europa a partir de 1º de julho de 2025 para veículos leves, não faz sentido. Assim, entende Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Para o executivo, em conversa com imprensa especializada após apresentação dos resultados da companhia, na quarta-feira, 22, o aperto na legislação do controle de poluentes desviaria recursos de projetos de eletrificação justamente em momento no qual a indústria automotiva se esforça para produzir carros elétricos mais acessíveis.
“Não é útil, é caro, não traz benefícios para os clientes, não traz benefício ambiental”, resumiu Tavares para a agência Automotive News. “A parte da emissão do motor de combustão interna é algo que simplesmente não faz sentido.”
Não é primeira vez que o executivo questiona os padrões do Euro 7, desde que foi estabelecido pela Comissão Europeia, em novembro de 2022. Para ele, será perda de tempo e dinheiro, pois adequar os veículos exige alto investimento para um horizonte no qual a União Europeia pretende banir os carros movidos a combustível fóssil a partir de 2035.
Pela norma, as montadoras terão de garantir redução de 35% na emissão de óxido de nitrogênio e em 13% as emissões de partículas.
O chefe da Stellantis, no entanto, elogia a redução de 27% das partículas provenientes dos freios, bem como dos microplásticos dos pneus, novidades propostas no rol das novas regras do Euro 7.
LEIA MAIS
→Stellantis se apronta para eletrificar produção na América do Sul
→Stellantis cria empresa para se dedicar aos dados de veículos conectados
Foto: Stellantis/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País