Mercado

Fiat liderou em fevereiro com 22,1% de participação

General Motors e Volkswagen ficaram no segundo e terceiro lugares no ranking de marcas

Apesar da reação de alguns veículos das concorrentes nos últimos meses, a Fiat segue inabalável na ponta do mercado brasileiro. Assim como nos dois últimos anos, a marca de maior popularidade da Stellantis liderou as vendas no primeiro bimestre de 2023.

Com 55,2 mil licenciamentos, a Fiat deteve 21,9% do total de automóveis e comerciais leves negociados no País e com boa vantagem para a  segunda colocada General Motors, que contabilizou 40,8 mil emplacamentos. A terceira marca mais vendida, a Volkswagen, somou 35,3 mil veículos e 14% de participação.

Em fevereiro, mais uma vez, a Fiat deu mostras de que tem muito fôlego para sustentar a ponta das vendas ao longo deste ano, sobretudo com ajuda da Strada. Deteve 22,1% do mercado em fevereiro. Com 6,8 mil emplacamentos, a picape novamente foi o veículo mais negociado do Brasil e respondeu por quase um quarto dos 26,6 mil licenciamentos da marca.

 

 

O ranking fevereiro repetiu GM e Volkswagen na segunda e terceira colocações, com, respectivamente, 18,2 mil (15,2%) e 15,2 mil unidades (12,6%). A Toyota teve bom desempenho e alcançou fatia de 10,3% (12,3 mil).

Chama a atenção entre as maras líderes, o fraco desempenho da Hyundai em fevereiro, apenas a sexta colocada. Com somente 7,2% (8,7 mil) dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a montadora coreana foi ultrapassada pela Jeep, que emplacou 9 mil unidades, equivalentes a 7,5% do total.

Contabilizados os negócios acumulados nos dois primeiros meses, a Hyundai (20,2 mil) também acusa perda de participação. É ainda a quinta marca mais negociada, mas com somente 8% dos licenciamentos contra 9,9% da quarta colocada Toyota, que vendeu 24,8 mil veículos.

LEIA MAIS

→ Mercado de automóveis da Europa inicia o ano aquecido

 

Em 2022, Toyota e Hyundai também disputaram unidade a unidade a quarta colocação e a marca japonesa ficou à frente da concorrente por mero 0,2 ponto porcentual ou somente 3,5 mil veículos, menos até do que a diferença estabelecida no primeiro bimestre de 4,5 mil.

Como montadora, vale destacar o desempenho da Stellantis mais uma vez em 2023. Somadas as vendas de suas cinco marcas — Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e RAM —, o grupo colocou nas ruas em fevereiro 39,7 mil veículos, exatos 33% das 120,4 mil unidades registradas no mercado interno. No bimestre, a Stellantis alcançou 81 mil licenciamentos, 32,2%.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás