Mercado

Strada retorna ao topo em fevereiro

Hyundai HB20 despenca em vendas no bimestre

Depois de superada pelo Hyundai HB20 em outubro e novembro e pelo Chevrolet Onix em dezembro e janeiro, a Fiat Strada voltou à condição de veículo mais vendido do Brasil em fevereiro. A picape, que liderou o mercado em 2021 e 2022, teve 8,6 mil unidades negociadas contra 6,1 mil do Onix, segundo colocado.

Com esse resultado, o comercial leve acumulou 13,8 mil licenciamentos no primeiro bimestre, pouco coisa a mais do que o hatch da Chevrolet, que somou 13,2 mil e foi seguido por seu irmão Onix Plus, com 11,3 mil emplacamentos.

O ranking dos dez automóveis e comerciais leves mais vendidos traz uma sensível alteração em 2023: o Hyundai HB20 despencou diante de seus principais concorrentes (veja tabela).

Após os dois primeiros meses do ano, o modelo, que com 96 mil licenciamentos foi o carro de passeio líder de vendas em 2022 — perdeu apenas para a própria Strada no ranking geral —, aparece somente na 10ª posição. Foram apenas 7,8 mil licenciamentos no período, sendo cerca de 3 mil em fevereiro.

A comparação com o desempenho do primeiro bimestre do ano passado, quando o HB20 teve 11,8 mil licenciamentos, indica um verdadeiro tombo de 33% nos negócios. Para ilustrar: na mesma comparação, as vendas da Strada recuaram somente 1,5% e as do Onix cresceram 13%.

Os SUVs seguem como destaque em 2023. Quatro modelos do segmento estão entre os dez veículos mais vendidos no primeiro bimestre. O Hyundai Creta somou quase 9,6 licenciamentos e aparece na quarta posição, seguido do Chevrolet Tracker (9,1 mil). Volkswagen T-Cross (8,7 mil) e Jeep Compass estão, respectivamente, nas sétima e oitava colocações.

Sinal dos tempos em que as montadoras elegeram a maior rentabilidade de segmentos superiores como prioridade: Fiat Mobi,  carro de entrada e o mais barato do mercado interno é somente o nono colocado, com 8,3 mil emplacamentos após os dois primeiros meses de 2023.

LEIA MAIS

→ Fiat liderou em fevereiro com 22,1% de participação


 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás