Mercado

Creta lidera entre os SUVs e evita tombo ainda maior da Hyundai

Marca coreana recuou 22% ante crescimento de 4% do mercado no primeiro bimestre

OCreta liderou as vendas de utilitários esportivos no Brasil no primeiro bimestre. Com as quase 5 mil unidades negociadas em fevereiro, o modelo da Hyundai acumulou 9,6 mil emplacamentos no ano e ultrapassou o Chevrolet Tracker (9,1 mil), líder no mês anterior e também em 2022.

Fabricado em Piracicaba, SP, desde 2016, o Creta está em sua segunda geração e foi o segundo SUV mais vendido em 2018, sua melhor colocação até agora. Sozinho, respondeu por praticamente a metade dos licenciamentos da Hyundai nos dois primeiros meses deste ano.

Não fosse pelo bom desempenho do SUV no maior segmento do mercado brasileiro, responsável por 47% das vendas  de automóveis em 2023, a marca estaria diante de números bem mais amargos.

Os 20,2 mil veículos entregues aos consumidores no bimestre indicam recuo de 22% diante de igual período do ano passado, enquanto o mercado de automóveis e comerciais leves colheu crescimento médio acima de 4%.

Contribuíram decisivamente para isso os abruptos declínios de vendas do compacto HB20 desde janeiro e, em bem menor proporção, do SUV médio New Tucson.

LEIA MAIS

→ Mercado automotivo segue devagar

→ Mercado de caminhões arrefece, enquanto o de ônibus mostra recuperação

Desde meados de 2022, o modelo fabricado pela Caoa em Anápolis, GO, praticamente deixou de ser ofertado nas concessionárias. Foram negociadas somente 160 unidades de julho a dezembro.

O Grupo Caoa diz se tratar de questão pontual e que a pouca oferta se deve a “atualizações necessárias com a mudança de legislação (Proconve)”, mas que o Tucson seguirá em produção.

Não fosse pela ausência de um outro produto, a Hyundai estaria ocupando a terceira colocação no ranking de marcas do segmento. No primeiro bimestre, enquanto sozinho o Creta deteve 10,14% de participação, a GM conquistou 10,38%, mas com vendas somadas dos nacionais Tracker e Trailblazer, e do importado Equinox.

A liderança do segmento segue nas mãos da Jeep, que negociou 17,6 mil SUVs, 18,5% de participação. Mas sem vida fácil, já que a Volkswagen acumulou 16,8 mil licenciamentos, 17,8%. Em fevereiro, a diferença entre as líderes foi da  ordem de 1 mil veículos.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás