Marca coreana recuou 22% ante crescimento de 4% do mercado no primeiro bimestre
OCreta liderou as vendas de utilitários esportivos no Brasil no primeiro bimestre. Com as quase 5 mil unidades negociadas em fevereiro, o modelo da Hyundai acumulou 9,6 mil emplacamentos no ano e ultrapassou o Chevrolet Tracker (9,1 mil), líder no mês anterior e também em 2022.
Fabricado em Piracicaba, SP, desde 2016, o Creta está em sua segunda geração e foi o segundo SUV mais vendido em 2018, sua melhor colocação até agora. Sozinho, respondeu por praticamente a metade dos licenciamentos da Hyundai nos dois primeiros meses deste ano.
Não fosse pelo bom desempenho do SUV no maior segmento do mercado brasileiro, responsável por 47% das vendas de automóveis em 2023, a marca estaria diante de números bem mais amargos.
Os 20,2 mil veículos entregues aos consumidores no bimestre indicam recuo de 22% diante de igual período do ano passado, enquanto o mercado de automóveis e comerciais leves colheu crescimento médio acima de 4%.
Contribuíram decisivamente para isso os abruptos declínios de vendas do compacto HB20 desde janeiro e, em bem menor proporção, do SUV médio New Tucson.
LEIA MAIS
→ Mercado automotivo segue devagar
→ Mercado de caminhões arrefece, enquanto o de ônibus mostra recuperação
Desde meados de 2022, o modelo fabricado pela Caoa em Anápolis, GO, praticamente deixou de ser ofertado nas concessionárias. Foram negociadas somente 160 unidades de julho a dezembro.
O Grupo Caoa diz se tratar de questão pontual e que a pouca oferta se deve a “atualizações necessárias com a mudança de legislação (Proconve)”, mas que o Tucson seguirá em produção.
Não fosse pela ausência de um outro produto, a Hyundai estaria ocupando a terceira colocação no ranking de marcas do segmento. No primeiro bimestre, enquanto sozinho o Creta deteve 10,14% de participação, a GM conquistou 10,38%, mas com vendas somadas dos nacionais Tracker e Trailblazer, e do importado Equinox.
A liderança do segmento segue nas mãos da Jeep, que negociou 17,6 mil SUVs, 18,5% de participação. Mas sem vida fácil, já que a Volkswagen acumulou 16,8 mil licenciamentos, 17,8%. Em fevereiro, a diferença entre as líderes foi da ordem de 1 mil veículos.
Foto: Divulgação
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa