Mercado

Mercado automotivo segue devagar

Fevereiro registrou apenas 119.755 emplacamentos de veículos leves, volume 2,7% inferior ao do mesmo mês de 2022

As vendas de veículos leves em fevereiro limitaram-se a 119.755 unidades, volume 2,7% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando houve cerca de 123 mil emplacamentos. Em relação a janeiro, que registrou 130,5 mil licenciamentos, a queda é de 8,2%.

Ao divulgar os dados nesta quinta-feira, 2, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., lembrou que a queda no comparativo mensal deve-se basicamente ao número de dias úteis, que foi de apenas 18 em fevereiro, quatro a menos do que no primeiro mês de 2023. Já a queda na relação interanual deixa evidente que o mercado de automóveis e comerciais leves segue sem qualquer perspectiva de reação.

Andreta Jr, no entanto, prccura mostrar menos pessimismo este mês do que o expressado pelas entidades representantes do setor auotmotivo no início de fevereiro. Na sua avaliação, os números dos diferentes segmentos representados pela Fenabrave podem ser vistos como positivos diante dos desafios conjunturais, “como a alta taxa de juros e a sazonalidade de início de ano”:

“Praticamente, todos os segmentos registram alta no acumulado do bimestre em relação a 2022, com destaque para o mercado de motocicletas, categoria que tem boa expectativa de crescimento para este ano, segundo nossas projeções”.

No balanço do bimestre, o mercado de automóveis e comerciais leves registra alta de 4,4%, com 250,5 mil emplacamentos este ano ante os 239,7 mil do mesmo período de 2022. Esse desempenho, contudo, não reflete dias melhores no setor, visto que o comparativo inclui as vendas de janeiro do ano passado, quando as redes de concessionárias estavam totalmente desabastecidas por causa da escassez de semicondutores que impedia níveis normais de produção nas montadoras.

LEIA MAIS

Strada retorna ao topo em fevereiro

Fiat liderou em fevereiro com 22,1% de participação

“A elevação sobre o ano anterior está muito relacionada ao auge da crise de falta de produtos que atingiu o setor automotivo, principalmente nos anos de 2021 e 2022”, admite Andreta Jr.

Leves eletrificados

O mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados registrou em fevereiro total de 4.294 unidades licenciadas, volume bem próximo ao de janeiro (4.502), que teve quatro dias úteis a mais. Os híbridos seguem dominando este mercado, com participação superior a 80%.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás