Ainda há um largo terreno a percorrer para que as cidades adotem de maneira consistente a eletromobilidade no transporte coletivo de passageiros. Alguns movimentos, no entanto, já começam a desenhar o futuro. Salvador (BA) acaba de receber oito unidades do e-Bus para operação no sistema BRT. Do total, cinco unidades foram para a operadora Ótima Transportes e três para a Plataforma Transportes.
O modelo, desenvolvido em parceria entre Mercedes-Benz e a Eletra, tem capacidade para 72 passageiros. O veículo é construído sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U, no qual a Eletra aplica motor elétrico, inversor e bateria da WEG. Por fim, o ônibus recebe carroceria eMillennium da Caio, de 12,5 metros de comprimento.
“Somos parceiros em todos os 22 anos da Eletra, referência em tecnologia de tração elétrica”, conta em nota Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O objetivo é desenvolver e oferecer linhas de produtos que se complementam. Unimos forças para atender a todas as demandas do mercado.”
Como Salvador, Vitória (ES) também começou a aderir à eletromobilidade. O governo capixaba comprou quatro unidades do e-Bus para operações na Região Metropolitana.
“Este é o início de uma grande jornada rumo à eletrificação do transporte público nas principais cidades brasileiras. Salvador e Vitória foram pioneiras. São capitais que compreenderam a importância dos veículos de zero emissão para a qualidade de vida de seus cidadãos. E veículos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional”, resume Milena Romano, presidente da Eletra.
No pacote que segue para Salvador, porém, a Mercedes-Benz participa com negócio que vai além dos elétricos. As mesmas operadoras que receberam os e-Bus adquiriram total de 187 ônibus, dos quais 119 unidades do OF 1721, 50 do LO 916 e 18 do chassi o 500 U.
LEIA MAIS
Mercedes-Benz tem encomendas de 100 unidades do eO500U
LatBus 2022 semeia o terreno para nova etapa da mobilidade