Indústria

Ainda minoria, mulheres ganham espaço nas montadoras

Na Stellantis, 50% das contratações deste ano devem contemplar mão de obra feminina

As empresas do setor automotivo aproveitam o Dia da Mulher, comemorado neste 8 de março, para anunciar ações que miram maior participação do trabalho feminino em suas operações. Embora ainda sejam minoria na grande maioria das montadoras e demais fabricantes da área, elas têm ganhado espaço tanto nas fábricas como em cargos de chefia nas mais diferentes áreas administrativas, incluindo Finanças, Marketing, Comunicação e Recursos Humanos.

A Stellantis, por exemplo, lembrou ter assumido compromisso de chegar a 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025, anunciando que mais de 40% das contratações do ano passado nas fábricas da região foram de mulheres. A proposta para 2023 é aumentar este índice para 50%, “fazendo com que as admissões tenham igual número entre gêneros”, informa a empresa em comunicado distribuído hoje.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina, diz que esse projeto reforça ainda mais o compromisso do grupo em adotar medidas que visam tornar a diversidade um valor real e prático para a companhia, além da promoção do empoderamento feminino no ambiente de trabalho, tanto no nível da produção quanto da gestão e liderança.

“Hoje temos 4.340 mulheres na Stellantis da América do Sul, 18,1% da nossa população total, representando 15,6% das nossas posições de produção e 25,6% das posições de staff e liderança em nossos times do Brasil, Argentina e Chile”, informa o executivo, lembrando que as mulheres das unidades da região representam, ainda, 26% dos trabalhadores administrativos e 15% da força de trabalho ligada à produção.

Do Brasil para o mundo

A Nissan, por sua vez, aproveita o Dia de Mulher para destacar passo importante que deu na América do Sul em 2021, quando assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s) da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas.

A empresa aproveitou a data para abordar a importância que as executivas brasileiras ganham no contexto global da organização, citando, entre outros exemplos, a ascensão da executiva Marisa Peres, que deixou o cargo de diretora de Compliance da Nissan América do Sul para assumir idêntico cargo para as Américas, pasando a comandar a área em todo o continente diretamente dos Estados Unidos.

“Um grande diferencial em uma carreira internacional é o suporte da família, porque, até pouco tempo atrás, a ideia de uma pessoa ser expatriada sempre estava vinculada ao homem”, comenta Marisa. “Da mulher, se esperava que fosse acompanhar e cuidar da casa. Nesse contexto, é fundamental o apoio do companheiro (ou da companheira), que também terá sua vida impactada. E isso só funciona se a empresa compreende e dá suporte com igualdade para a família das mulheres. Estamos exportando talentos do Brasil e da América do Sul e a empresa está dando todo o suporte”.

Parceria com o Senai

Na área dos fornecedores, a Michelin divulgou comunicado informando ter fechado parceria com a Firjan Senai Resende para formar a primeira turma 100% feminina de aprendizes da fábrica de Itatiaia, sul do Estado do Rio. Após a realização do Curso Técnico em Mecânica, a área de manutenção da indústria receberá 32 mulheres para aprenderem o ofício na prática.

“Fiquei surpresa quando fomos avisadas que a turma, desde o processo seletivo, seria 100% feminina. Comumente pensamos no público masculino quando se  fala em mecânica”, conta Marcelly da Silva Valeriano, de 20 anos, moradora de Resende e aluna do curso.

Na fábrica Michelin de Campo Grande (RJ), as contratações de mão de obra feminina cresceram 28% de 2021 para 2022. “Para nós, diversidade, equidade e inclusão são ativos fundamentais e traduzem nossa razão de ser. Acreditamos no crescimento que equilibra a performance, com o cuidado com as pessoas e o planeta”, explica Glauce Ferman, diretora de Comunicação e Marcas e Sponsor de Diversidade, Equidade e Inclusão da Michelin América do Sul.


Foto: Divulgação/Stellantis

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás