Montadora espera paridade de custos entre motores elétricos e a combustão em 2026
Mais do que as conterrâneas concorrentes, a Nissan é a marca japonesa que mais tempo já dedicaous aos veículos elétricos até agora. E não está disposta a perder essa distinção. Tanto que nesta sexta-feira, 10, a montadora revelou sua nova estratégia global para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas — batizada de “X-em-1” — e que norteará seus lançamentos nos próximos anos.
A Nissan compartilhará e modularizará componentes-chave de veículos elétricos e equipados com a tecnologia de hibridização e-Power esperando reduzir, até 2026, 30% os custos de desenvolvimento apurados em 2019. Daqui a três anos, calcula a empresa, será alcançada a paridade de preços entre seus motores e-POWER e a combustão interna.
A montadora já desenvolveu protótipo de motorização 3-em-1, que modulariza o motor elétrico, inversor e redutor, e que deverá ser utilizado em veículos elétricos, e também o 5-em-1 – que ainda modulariza o gerador e o sistema de engrenagens –, destinado a veículos equipados com o sistema e-Power.
Dentre os benefícios dessa estratégia, além da redução de custo e de permitir a produção em uma única linha, estão a redução do tamanho e peso do motor, o que potencializa a performance de condução do veículo, minimizando vibrações e ruídos, e a adoção de um motor elétrico recentemente desenvolvido que reduz o uso de elementos provenientes de terras raras a 1% ou menos do peso magnético.
“Aproveitamos nossa expertise e know-how de mais de uma década no desenvolvimento e produção de tecnologias de eletrificação e vamos criando novo valor para os clientes e entregando modelos com tração 100% elétrica da forma mais abrangente possível”, diz Toshihiro Hirai, Vice-Presidente Sênior, que comanda o desenvolvimento de motorizações e veículos elétricos.
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Foto: Divulgação
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