Empresa

Vendas da Daimler Truck crescem 14% em 2022

Aumento da demanda resultou em receita 28% maior, para € 50,9 bilhões

Em seu primeiro ano completo como empresa independente, a Daimler Truck afirma que cumpriu ambições estratégicas e metas financeiras no exercício de 2022, apesar das restrições impostas pela escassez de componentes e pressão inflacionária dos custos. A empresa obteve aumento nas vendas unitárias, receita, EBTIDA, fluxo de caixa e lucro por ação.

Beneficiada por forte demanda, a companhia contabilizou 520,3 mil caminhões e ônibus vendidos globalmente, volume 14% superior ao anotado em 2021 (455,4 mil unidades). Em consequência, além da contribuição de taxas de câmbio favoráveis e maior preço, a receita do grupo aumentou 28%, para € 50,9 bilhões ante € 39,8 bilhões faturados no ano anterior.

Em relação a resultados e rentabilidades das vendas, a companhia anotou expansão 55% do EBITDA, alcançando € 3,9 bilhões. O retorno sobre as vendas foi de 7,7%, 1,6 ponto porcentual a mais do obtido em 2021, de 6,1%. O fluxo de caixa livre cresceu 12%, para € 1,7 bilhão e o lucro por ação totalizou € 3,24, aumento de 14% em relação ao fechamento do ano anterior.

“O ano de 2022 foi muito especial e desafiador em muitos aspectos, mas acima de tudo, um primeiro ano de sucesso para a Daimler Truck como empresa lista independente”, resume em nota Martin Daum, presidente do Conselho de Adminstração. “Os fortes resultados mostram que administramos o ambiente muito bem, com o impacto da guerra Rússia-Ucrânia, as contínuas restrições da cadeia de suprimentos e a alta inflação.”

A empresa destaca progressos estratégico significativos, em especial os que orientam a ambição de liderar transformação em transporte sustentável. No ano passado, o grupo começou a produzir em série o elétrico Freightliner eCascadia nos Estados Unidos, bem como o Mercedes-Benz eEconic, na Alemanha.

No Salão de Hanover mostrou o que pretende com o Mercedes-Benz eActros LongHaul, pesado elétrico que promete autonomia em torno de 500 quilômetros com uma única carga de bateria, além da subsidiária Mitsubishi Fuso apresentar nova geração do eCanter no Japão e na Europa.

Para 2023, o grupo pondera condições econômicas difíceis com a alta no preços da energia e a persistente tensão na cadeia de suprimentos. Ainda assim, a estimativa é de entregar entre 510 mil e 530 mil caminhões e ônibus. Com isso, a empresa espera obter aumento na receita entre € 53 bilhões e € 55 bilhões, com retorno nas vendas de até 9%.

LEIA MAIS

→Daimler Truck prepara a casa para se tornar independente

→Daimler Truck estreia na Bolsa de Frankfurt


Foto: Daimler Truck/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás