Empresa

Vendas da Daimler Truck crescem 14% em 2022

Aumento da demanda resultou em receita 28% maior, para € 50,9 bilhões

Em seu primeiro ano completo como empresa independente, a Daimler Truck afirma que cumpriu ambições estratégicas e metas financeiras no exercício de 2022, apesar das restrições impostas pela escassez de componentes e pressão inflacionária dos custos. A empresa obteve aumento nas vendas unitárias, receita, EBTIDA, fluxo de caixa e lucro por ação.

Beneficiada por forte demanda, a companhia contabilizou 520,3 mil caminhões e ônibus vendidos globalmente, volume 14% superior ao anotado em 2021 (455,4 mil unidades). Em consequência, além da contribuição de taxas de câmbio favoráveis e maior preço, a receita do grupo aumentou 28%, para € 50,9 bilhões ante € 39,8 bilhões faturados no ano anterior.

Em relação a resultados e rentabilidades das vendas, a companhia anotou expansão 55% do EBITDA, alcançando € 3,9 bilhões. O retorno sobre as vendas foi de 7,7%, 1,6 ponto porcentual a mais do obtido em 2021, de 6,1%. O fluxo de caixa livre cresceu 12%, para € 1,7 bilhão e o lucro por ação totalizou € 3,24, aumento de 14% em relação ao fechamento do ano anterior.

“O ano de 2022 foi muito especial e desafiador em muitos aspectos, mas acima de tudo, um primeiro ano de sucesso para a Daimler Truck como empresa lista independente”, resume em nota Martin Daum, presidente do Conselho de Adminstração. “Os fortes resultados mostram que administramos o ambiente muito bem, com o impacto da guerra Rússia-Ucrânia, as contínuas restrições da cadeia de suprimentos e a alta inflação.”

A empresa destaca progressos estratégico significativos, em especial os que orientam a ambição de liderar transformação em transporte sustentável. No ano passado, o grupo começou a produzir em série o elétrico Freightliner eCascadia nos Estados Unidos, bem como o Mercedes-Benz eEconic, na Alemanha.

No Salão de Hanover mostrou o que pretende com o Mercedes-Benz eActros LongHaul, pesado elétrico que promete autonomia em torno de 500 quilômetros com uma única carga de bateria, além da subsidiária Mitsubishi Fuso apresentar nova geração do eCanter no Japão e na Europa.

Para 2023, o grupo pondera condições econômicas difíceis com a alta no preços da energia e a persistente tensão na cadeia de suprimentos. Ainda assim, a estimativa é de entregar entre 510 mil e 530 mil caminhões e ônibus. Com isso, a empresa espera obter aumento na receita entre € 53 bilhões e € 55 bilhões, com retorno nas vendas de até 9%.

LEIA MAIS

→Daimler Truck prepara a casa para se tornar independente

→Daimler Truck estreia na Bolsa de Frankfurt


Foto: Daimler Truck/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás