Artigo

A regra é básica!

Mercados "vendedor" ou "comprador" alteram as fatias das vendas diretas e do varejo

Mercado rede de concessionarias — o conhecido varejo — e o de vendas diretas — leia-se locadoras, produtores rurais, microempresas, PCD e táxis, dentre outros — se movimentam em uma sincronia quase harmônica, porém não tão graciosa quanto se imagina!

Esta “dança das cadeiras” dos canais de vendas reflete como um tiro certeiro na rentabilidade, tanto para as redes de concessionárias quanto para as montadoras!

Mas por que esta dança acontece? Pela regra mais antiga de mercado: oferta e procura!

Nos últimos dois anos, devido a diversos motivos como falta de componentes, a oferta de veículos foi muito reduzida, fazendo o mercado ser “comprador”.

Com isso as vendas diretas “caíram” de uma forma agressiva mas não por falta de apetite dos seus clientes e sim por uma estratégia comercial das  próprias montadoras. Resultado: mais venda na rede e melhores margens para todos, inclusive montadoras!

Porém, com o quadro que se começou a se pintar desde o meio do ano passado volta um fantasma antigo com o qual vivemos por anos e anos! O mercado passou de “comprador” para “vendedor” com o aumento da disponibilidade de estoque já acontecendo nas montadoras e  concessionárias.

Ação? Foco em vendas diretas, mercado, como era de se esperar, no qual havia muita demanda reprimida. E sejamos francos, quando a “coisa aperta” a escapatória é bem óbvia!

Estratégias e filosofias à parte, a matéria do AutoIndústria  (veja aqui) mostra que existem marcas e marcas quando falamos de vendas diretas e políticas de descontos fortes! Há mais e menos apetite por marca e isso sempre foi assim!

Nesta hora é cada macaco no seu galho! Vale acompanhar pois a briga será boa!!

Adriano Resende é proprietário da consultoria Brand to Market e  especializado no setor automotivo


Photography: Mohamed Hassan / Pixabay / https://www.bptrends.com/

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Adriano Resende

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás