Meteor Mission Zero disputará Copa Truck com motores a combustão e elétrico
A Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com CBMM, Ciser, Giaffone Electric e R9 Competições inovam o grid da Copa Truck 2023 com a presença do primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo. O projeto, baseado no pesado Meteor, prevê experiências com novas tecnologias e materiais.
A iniciativa denominada Mission Zero se apoiara na competição para aplicar inovações em condições extremas de uso em busca de mais eficiência energética, bem como da neutralização de carbono.
O caminhão, que será conduzido pelo piloto Felipe Giaffone, foi desenvolvido com um trem de força que alia motores a combustão e elétrico. Um gerenciamento eletrônico do conjunto responde pelos acionamentos da tração de maneira inteligente e sincronizada, além da inclusão do sistema de regeneração de energia oriunda da frenagem para recarga da bateria.
Soma-se à novidade experiências com o uso de nióbio, material capaz de providenciar mais resistência e redução de peso. Outra intenção é adotar uso de nanocristalinos, ligas que em conjunto com o nióbio adquirem propriedades eletromagnéticas que podem contribuir no sistema eletroeletrônico e em mais eficiência no carregamento de energia.
“O Nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. A Copa Truck permite testar os materiais e novos componentes ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas. Nos permite inovar mais rápido”, conta em nota Érico França, especialista técnico da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.
Foto: VWCO/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País