Produto

Peso da idade e fogo amigo do Novo C-3 jogam contra o Citroën Cactus

Vendas do SUV que já tem cinco anos despencaram desde o lançamento do hatch

O cobertor anda curto pelos lados da Citroën no Brasil. Mesmo com uma linha de automóveis reduzida a apenas dois modelos nacionais, a marca dá sinais de que precisa bem mais produção em Porto Real — ou, ainda mais, de novos produtos — para galgar um papel de maior relevância no mercado interno.

Com a chegada do Novo C3 no segundo semestre de 2022, o irmão maior C4 Cactus despencou nas vendas, acentuadamente.  Enquanto os negócios com o hatch naturalmente aceleraram nos primeiros meses, os licenciamentos do SUV compacto que já tem cinco anos nas lojas caíram drasticamente.

Se em setembro, primeiro mês do C3 renovado no mercado, o Cactus somou 2,1 mil licenciamentos contra 1,6 mil do hatch, já em outubro o primeiro baque: a marca vendeu somente 1,2 mil unidades do Cactus ante 2,6 mil do agora carro de entrada.

Desde então, o quadro só piorou para o Cactus. No mês passado, foram ínfimos 253 emplacamentos ante 1,5 mil do C3, proporção de cinco para um também registrada em janeiro e em dezembro do ano passado.

A Citroën vendeu quase 18,5 mil Cactus em 2022, somente 5 mil de setembro a dezembro. O primeiro bimestre de 2023 sublinhou essa dificuldade  de vendas do modelo: chegaram às ruas 542 unidades frente a 2,8 mil do C3.

Desde seu lançamento, em 2018, o Cactus atingiu 68 mil licenciamentos no mercado interno, com o recorde anual de 19,5 mil unidades estabelecido em 2021.

Uma atualização estética está prevista para chegar às concessionárias ainda no primeiro semestre, mas que não deve aliviar o tortuoso caminho que o modelo terá nos próximos meses dentro do maior segmento do mercado, com cerca de cinquenta opções nacionais e importadas, e que se tornou constante palco de lançamentos.

A Stellantis encaminha o projeto C-Cubed, que, além do Novo C-3, prevê o lançamento de outros dois veículos da Citroën no Brasil até 2024 — um deles ainda este ano. Com certeza, nessa dupla estará o substituto do atual Cactus, que já cumpriu seu ciclo natural de vida, como comprovam os números.

LEIA MAIS

→ Citroen C3 elétrico começará a ser fabricado na Índia


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás