Os sete em operação já realizaram 1.164 recargas. Serão mais 13 até até junho e mais 15 até fevereiro de 2024.
Anunciado no final de 2021, o projeto de instalação de carregadores ultrarrápidos no Pais pela Volvo Cars segue a todo vapor. A marca sueca divulgou nesta terça-feira, 15, um balanço das ações já implementadas e as que estão em andamento, garantindo que até o final deste semestre todos os 13 carregadores da primeira fase estarão em operação.
Até agora são sete em funcionamento, que ligam São Paulo ao interior e aos estados do Paraná e Minas Gerais. Já foram realizadas 1.614 recargas com um consumo de 38.106 kWh, “que seria suficiente para suprir 221 residências por um mês”, informa a montadora.
“É um dos maiores investimentos que uma marca faz em infraestrutura de eletrificação no Brasil”, comenta Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraerutura de Carregamento Brasil. “Estamos expandindo e colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo para os proprietários de carros elétricos, a Volvo está transformando em solução”.
Segundo Rafael Ugo, diretor de marketing da empresa na região, a energia utilizada nos sete eletropostos em funcionamento é suficiente para um veículo como o XC40 Recharge Ultimate rodar 288 mil quilômetros. “Essa distância equivale a sete voltas na Terra”, afirma. Rafael Ugo, diretor de Marketing Volvo Cars America Latina. “E tudo isso sem emitir poluentes. Uma economia de 44 toneladas de CO2 para nossa atmosfera.”
A segunda fase dos eletropostos ultrarrápidos – a ser concluída em fevereiro de 2024 – envolverá investimentos da ordem de R$ 12 milhões, contemplando mais 15 pontos em seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. O objetivo é ligá-los a estados vizinhos, como Espírito Santo.
LEIA MAIS
→Marcelo Kronemberger é o Diretor Comercial da Volvo Car Brasil
→Volvo Cars passa a oferecer apenas carros eletrificados no País
“Estamos fazendo história e transformando a indústria”, reforça Godoy. “Somos líderes em vendas de carros híbridos e elétricos e este é nosso legado: promover infraestrutura não só aos clientes da marca, mas também para todos os proprietários de veículos elétricos no País. Estamos expandindo ainda mais e essa é só a segunda fase, de um total de cinco”.
A empresa garante que todos os carregadores têm monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com reinício do equipamento à distância caso haja tal necessidade.
A implantação da segunda fase envolverá parceria com a Vibra, que distribui a comercializa combustíveis e lubrificantes do Brasil. “Usaremos o que há de mais moderno em conectividade e a expertise da Vibra para promover ainda mais nossa expansão. Estamos só no começo, muita coisa ainda será anunciada em breve. Não estamos para competir, e sim para construir”, revela Godoy.
Foto: Divulgação/Volvo Cars
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…