Apesar de ter perdido participação na última década, o segmento de sedãs, incluindo os pequenos, compactos, médios e grandes, estabilizou-se em faixa próxima de 20% do mercado brasileiro nos últimos três anos e ainda conta com público fiel que não abre mão do conforto e estilo desse tipo de produto.
De olho nesse consumidor, a maioria das marcas aqui instaladas vem mantendo investimentos no segmento, caso da Nissan que inicia nesta quinta-feira, 16, a venda da oitava geração do Sentra, que chega do México para competir na faixa dos médios, atualmente dominada pelo Toyota Corolla.
A marca japonesa promete superar as expectativas dos consumidores em cada detalhe do modelo, que tem agora estilo mais esportivo e oferece itens de conforto e segurança inéditos na categoria, como Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA), Controle Dinâmico de Chassi Integrado, Partida Remota do Motor e sistema de som BOSE com 8 alto-falantes.
O sedã chega em duas versões, a Advance CVT e a Exlusive CVT, com preços a partir de, respectivamente, R$ 148.490 e RS$ 171.590. No caso da topo de linha, o consumidor tem a opção de um interior premium bicolor por R$ 173.290.
Humberto Gómez, diretor de marketing da Nissan Brasil, destacou as novas dimensões do modelo – com entre-eixo 7 mm maior e 55 mm a mais de largura -, que garantem maior espaço e conforto aos seus ocupantes. Seu porta-malas comporta 466 litros. O executivo revela pesquisa sobre o perfil do consumidor, com predominância de um público entre 25 e 55 anos com idade, dos quais 50% têm até 42 anos e 40% são mulheres.
A Nissan informa que o sedã estará disponível para venda, a princípio, apenas no hotsite especial da marca (www.novosentra.nissan.com.br) ou na seção “Compre Agora” do site da Nissan. Os interessados têm de preencher cadastro, escolher versão e concessionária mais próxima e pagar sinal de R$ 2 mil.
Os compradores das primeiras 100 unidades receberão como cortesia um kit especial, que inclui pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil e uma viagem especial criada pela agência especializada em roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias, além de uma mala de viagem personalizada criada em parceria com a Pace.
Estilo e motorização
Durante a apresentação do modelo esta semana, o chefe de design na América Latina, John Sahs, destacou que as linhas da carroceria do novo sedã não só trazem maior esportividade ao modelo como também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%.
LEIA MAIS
→Nissan do Brasil: nova direção, novos rumos.
→Nissan tem nova estratégia para motorizações eletrificadas
→O desembarque das primeiras unidades do novo Sentra
Com relação aos itens de conforto e segurança, a Nissan destaca entre outras novidades o Alerta de Objetos no Banco Traseiro, que é acionado quando o motorista abre uma das portas de trás antes de entrar no veículo. Chegando ao destino, caso ele saia do carro e o feche sem abrir a referida porta, o Sentra emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.
O sedã médio da Nissan é equipado com a 3ª geração da família de motores MR20DD, que conta com injeção direta de combustível e tem funcionamento mais silencioso. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.
Emparelhado com o câmbio CVT Xronic de oitava geração, que simula oito marchas, seu motor tem quatro programas de modo de condução: Normal, Sport, Manual e Eco.
Os sedãs médios, que em participação estão atrás dos compactos e pequenos, perdeu mercado no último ano. A fatia deles no total das vendas de automóveis no País, que estava em 4,3% no primeiro bimestre de 2022, baixou para menos de 3% meste início de ano. Um dos motivos foi a descontinuação da venda de algunas modelos, caso do Civic e do próprio Sentra, que tiveram suas linhas renovadas.
Agora, com o lançamento em janeiro da versão híbrida do sedã da Honda e da chegada do modelo produzido pela Nissan no México, os eles devem retornar ao patamar de 4% a 5% do mercado brasileiro mantido até o ano passado.
Fotos: Divulgação/Nissan
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024