Campanhas de varejo contribuem para aumento de 10% nas vendas de veículos leves na primeira quinzena
A primeira quinzena de março até mostrou pequena reação no mercado de veículos leves, mas os números ainda são tímidos e seguem indicando um 2023 muito próximo ao de 2022. Foram emplacadas quase 77 mil unidades entre os dias 1º e 15 deste mês, o que representou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de fevereiro, com quase 70 mil emplacamentos.
No comparativo com idêntico intervalo do ano passado a alta chega a 16%, mas é importante lembrar que todo o primeiro semestre de 2022 foi marcado pela crise de abastecimento decorrente da falta de semicondutores, que ainda persiste no Brasil e no mundo mas de forma mais amena.
Certo é que diante das altas taxas de juros e das restrições ao crédito, o consumidor tem pensando duas vezes antes de trocar de carro e investir em um 0 km, o que tem levado as montadoras a lançar campanhas de varejo agressivas, o que não ocorreu ao longo de todo o ano passado, quando a oferta se manteve aquém da demanda.
A General Motors, por exemplo, está com campanha na TV que oferece taxa de juro zero para o SUV Tracker. Também a Renault está utilizando esse mesmo atrativo para vender o compacto Kwid em suas concessionárias. Além das ações em curso, duas outras foram anunciadas nesta nesta sexta-feira, 17.
A líder Fiat oferece um ano de combustível grátis – com um tanque cheio todo mês por meio do aplicativo Cart, plataforma de e-commerce do grupo Stellantis – para quem adquirir uma Toro com motor diesel. Desenvolvida em parceria com a Rede Shell Box, a campanha é válida até dia 31 de março em todas as revendas da marca espalhadas pelo Brasil.
A Hyundai, por sua vez, anunciou para este sábado, 18, o “HB20 Day”, com condições especiais para os interessados em adquirir o modelo 0 km. “O ‘HB20 Day’ será, antes de tudo, um evento de relacionamento da Hyundai com clientes e potenciais compradores”, explica Angel Martinez, vice-presidente comercial da montadora no Brasil.
LEIA MAIS
→Reação tímida no mercado de carros e comerciais leves
→Anfavea questiona alíquota zero para importação dos elétricos
Uma das ações é o seguro automotivo que, dependendo do perfil do cliente, poderá ser totalmente grátis por um ano. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Hyundai e sua rede de concessionárias, o Banco Hyundai, a Hyundai Corretora de Seguros e o Santander Auto.
O “HB20 Day” contará com contagem regressiva nos perfis da marca no Instagram (@hyundaibr), no Facebook (facebook.com/hyundaibr) e no canal do Youtube (youtube.com/hyundaibr). Para consultar a lista completa de concessionárias, acesse: www.hyundai.com.br.
No ranking da primeira quinzena de março (veja tabela abaixo), a Fiat lidera com 23,1% de participação. Na sequência vêm General Motors, Volkwagen, Toyota, Hyundai e Jeep. Com relação aos modelos mais emplacados no País, o ranking do acumulado de 1º de janeiro a 15 de março mostra a Fiat Strada na frente, seguida do Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Emplacamento Acumulado: Março 2023 – até 15 de março | ||
Marca | Volume | Share |
FIAT | 17.813 | 23.1% |
CHEVROLET | 11.371 | 14.8% |
VOLKSWAGEN | 9.298 | 12.1% |
TOYOTA | 7.819 | 10.2% |
HYUNDAI | 7.272 | 9.4% |
JEEP | 5.918 | 7.7% |
RENAULT | 3.519 | 4.6% |
NISSAN | 2.905 | 3.8% |
HONDA | 2.361 | 3.1% |
CITROEN | 1,026 | 1.3% |
Top 10 Modelos Acumulado 2023 (janeiro, fevereiro e 1ª quinzena de março) |
||
Modelo | Volume | Share |
STRADA | 18.026 | 5.5% |
ONIX | 16.648 | 5.1% |
ONIX PLUS | 13.696 | 4.2% |
CRETA | 12.267 | 3.7% |
HB20 | 11.712 | 3.6% |
MOBI | 11.551 | 3.5% |
COMPASS | 11.499 | 3.5% |
ARGO | 11.319 | 3.4% |
TRACKER | 11.191 | 3.4% |
T-CROSS | 11,036 | 3.4% |
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027