Mercado

Montadoras intensificam ações para atrair consumidor

Campanhas de varejo contribuem para aumento de 10% nas vendas de veículos leves na primeira quinzena

A primeira quinzena de março até mostrou pequena reação no mercado de veículos leves, mas os números ainda são tímidos e seguem indicando um 2023 muito próximo ao de 2022. Foram emplacadas quase 77 mil unidades entre os dias 1º e 15 deste mês, o que representou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de fevereiro, com quase 70 mil emplacamentos.

No comparativo com idêntico intervalo do ano passado a alta chega a 16%, mas é importante lembrar que todo o primeiro semestre de 2022 foi marcado pela crise de abastecimento decorrente da falta de semicondutores, que ainda persiste no Brasil e no mundo mas de forma mais amena.

Certo é que diante das altas taxas de juros e das restrições ao crédito, o consumidor tem pensando duas vezes antes de trocar de carro e investir em um 0 km, o que tem levado as montadoras a lançar campanhas de varejo agressivas, o que não ocorreu ao longo de todo o ano passado, quando a oferta se manteve aquém da demanda.

A General Motors, por exemplo, está com campanha na TV que oferece taxa de juro zero para o SUV Tracker. Também a Renault está utilizando esse mesmo atrativo para vender o compacto Kwid em suas concessionárias. Além das ações em curso, duas outras foram anunciadas nesta nesta sexta-feira, 17.

A líder Fiat oferece um ano de combustível grátis – com um tanque cheio todo mês por meio do aplicativo Cart, plataforma de e-commerce do grupo Stellantis – para quem adquirir uma Toro com motor diesel. Desenvolvida em parceria com a Rede Shell Box, a campanha é válida até dia 31 de março em todas as revendas da marca espalhadas pelo Brasil.

A Hyundai, por sua vez, anunciou para este sábado, 18, o “HB20 Day”, com condições especiais para os interessados em adquirir o modelo 0 km.  “O ‘HB20 Day’ será, antes de tudo, um evento de relacionamento da Hyundai com clientes e potenciais compradores”, explica Angel Martinez, vice-presidente comercial da montadora no Brasil.

LEIA MAIS

Reação tímida no mercado de carros e comerciais leves

Anfavea questiona alíquota zero para importação dos elétricos

Uma das ações é o seguro automotivo que, dependendo do perfil do cliente, poderá ser totalmente grátis por um ano. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Hyundai e sua rede de concessionárias, o Banco Hyundai, a Hyundai Corretora de Seguros e o Santander Auto.

O “HB20 Day” contará com contagem regressiva nos perfis da marca no Instagram (@hyundaibr), no Facebook (facebook.com/hyundaibr) e no canal do Youtube (youtube.com/hyundaibr). Para consultar a lista completa de concessionárias, acesse: www.hyundai.com.br.

No ranking da primeira quinzena de março (veja tabela abaixo), a Fiat lidera com 23,1% de participação. Na sequência vêm General Motors, Volkwagen, Toyota, Hyundai e Jeep. Com relação aos modelos mais emplacados no País, o ranking do acumulado de 1º de janeiro a 15 de março mostra a Fiat Strada na frente, seguida do Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Emplacamento Acumulado: Março 2023 – até 15 de março
Marca Volume Share
FIAT 17.813 23.1%
CHEVROLET 11.371 14.8%
VOLKSWAGEN 9.298 12.1%
TOYOTA 7.819 10.2%
HYUNDAI 7.272 9.4%
JEEP 5.918 7.7%
RENAULT 3.519 4.6%
NISSAN 2.905 3.8%
HONDA 2.361 3.1%
CITROEN 1,026 1.3%
 

Top 10 Modelos Acumulado 2023 (janeiro, fevereiro e 1ª quinzena de março)

Modelo Volume Share
STRADA 18.026 5.5%
ONIX 16.648 5.1%
ONIX PLUS 13.696 4.2%
CRETA 12.267 3.7%
HB20 11.712 3.6%
MOBI 11.551 3.5%
COMPASS 11.499 3.5%
ARGO 11.319 3.4%
TRACKER 11.191 3.4%
T-CROSS 11,036 3.4%
Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás