Empresa

ZF apura crescimento de 14% nas vendas globais de 2022

Empresa encaminha movimentos na estrutura para enfrentar transformação acelerada no setor automotivo

No ano passado, a ZF contabilizou receita global de € 48,8 bilhões, crescimento de 14% em relação ao exercício de 2021, quando somou 38,3 bilhões. O EBIT ajustado superou € 2 bilhões com margem de 4,7% ante € 1,9 bilhão e 5%, respectivamente, anotados no anterior.

De acordo com a empresa, a expansão nas vendas foi acima do que apresentou os mercados de veículos, mas avalia que precisa melhorar resultados. “Melhor rentabilidade e maior fluxo de caixa são pré-requisitos importantes para permanecermos fortes em Pesquisa e Desenvolvimento e reduzirmos nossa dívida financeira. Estamos trabalhando intensamente em ambos os tópicos”, disse em nota Michael Frick, CFO da ZF.

Em 2022, a ZF fez investimento recorde em P&D de € 3,4 bilhões. O fluxo livre de caixa para fusões e aquisições foi de € 544 milhões, em contraponto aos € 991 milhões apurados em 2021. A empresa finalizou o exercício com dívida líquida de € 10,4 bilhões frente a € 10,1 bilhões de antes.

“Embora tenhamos feito mais progresso com nossa estratégia em 2022, não podemos estar satisfeitos com este resultado financeiro”, disse o CEO da ZF, Holger Klein. “Nossa tarefa mais importante é nos concentrarmos, promover mudanças e ganhar velocidade. Lançamos um programa de desempenho abrangente para acelerar processos, simplificar a tomada de decisões e manter a disciplina de custos.”

Com base na estratégia “Mobilidade da Próxima Geração”, a ZF planeja unir as divisões de Tecnologia de Chassis de Carros e a de Sistemas de Segurança Ativa em uma nova unidade que abrangerá tecnologias de chassis, direção e freios.

Algumas áreas também deverão atuar independente para que possam crescer de maneira mais rápida, como a divisão de Sistema de Segurança Passiva e os negócios de eixos de automóveis convencionais e ônibus autônomo. “Estamos procurando investidores externos como parceiros para áreas atrativas com potencial de crescimento muito bom e altos requisitos de investimento”, revelou o CEO.

Para 2023, a ZF trabalha com a perspectiva de vendas menores, em torno de € 45 bilhões e margem de EBIT ajustada entre 4,7% e 5,7%. A empresa espera mais um período desafiador ao ponderar a redução contínua na produção de veículos dos últimos anos, além das incertezas provocadas pelos cenários econômicos e geopolíticos globais.

LEIA MAIS

→Nova gestão executiva na ZF

→ZF fará da divisão de Sistema de Segurança Passiva independente

→ZF antecipa fim da coluna de direção com steer-by-wire


Foto: ZF/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás