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Kwid elétrico ganha versão de carga na Europa

Modelo vendido como Dacia Spring tem capacidade para carregar até 350 kg de carga

Enquanto no Brasil as vendas começaram há menos de um ano e ainda são da ordem de algumas poucas dezenas por mês, na Europa o Kwid elétrico, lá conhecido como Dacia Spring,  já acumula 108 mil unidades negociadas desde que foi lançado, há cerca de dois anos.

O sucesso do compacto estimulou o Grupo Renault, dono da Dacia, a deflagar uma segunda atribuição ao modelo, já entre os três líderes de carros de passeio a bateria no Velho Continente: ser também uma econômica ferramenta de trabalho. Para isso, a  Dacia passar a oferecer o Spring utilitário, versão dedicada a serviços e ao transporte urbano de cargas.

Pesando menos de tonelada, o Spring é o mais leve dos vinte principais veículos elétricos negociados no mercado europeu. Até hoje, porém, tem três de cada quatro unidades vendidas para clientes particulares. A ideia com o agora comercial leve é atrair a preferência de pequenos comerciante  e empresas de entrega que precisam de acesso irrestrito nos centros urbanos que exigem mobilidade limpa.

Transformar o Spring em um comercial leve não demandou tanto esforço assim. A Dacia optou por suprimir o banco traseiro, o que, por si só, garantiu 1 mil litros de volume de armazenamento e capacidade de transportar mais de 350 kg de carga.

Isso, segundo a montadora, sem prejuízo da autonomia do Spring de passeio estimada em 230 km no ciclo misto WLTP e até 305 km no ciclo WLTP City, garantido pelo novo motor Electric 65 (65hp / 48kW).

Dependendo do mercado, a versão utilitária do Spring, que dispõe de grelha divisória do compartimento de carga, pode ser montada na própria fábrica ou na Qstomize, empresa subsidiária de transformação do Grupo Renault. O modelo, assim, passa a ter apenas dois lugares ante os quatro originais do Spring de passeio.

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Foto: Divulgação

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Redação AutoIndústria

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