Produto

Kwid elétrico ganha versão de carga na Europa

Modelo vendido como Dacia Spring tem capacidade para carregar até 350 kg de carga

Enquanto no Brasil as vendas começaram há menos de um ano e ainda são da ordem de algumas poucas dezenas por mês, na Europa o Kwid elétrico, lá conhecido como Dacia Spring,  já acumula 108 mil unidades negociadas desde que foi lançado, há cerca de dois anos.

O sucesso do compacto estimulou o Grupo Renault, dono da Dacia, a deflagar uma segunda atribuição ao modelo, já entre os três líderes de carros de passeio a bateria no Velho Continente: ser também uma econômica ferramenta de trabalho. Para isso, a  Dacia passar a oferecer o Spring utilitário, versão dedicada a serviços e ao transporte urbano de cargas.

Pesando menos de tonelada, o Spring é o mais leve dos vinte principais veículos elétricos negociados no mercado europeu. Até hoje, porém, tem três de cada quatro unidades vendidas para clientes particulares. A ideia com o agora comercial leve é atrair a preferência de pequenos comerciante  e empresas de entrega que precisam de acesso irrestrito nos centros urbanos que exigem mobilidade limpa.

Transformar o Spring em um comercial leve não demandou tanto esforço assim. A Dacia optou por suprimir o banco traseiro, o que, por si só, garantiu 1 mil litros de volume de armazenamento e capacidade de transportar mais de 350 kg de carga.

Isso, segundo a montadora, sem prejuízo da autonomia do Spring de passeio estimada em 230 km no ciclo misto WLTP e até 305 km no ciclo WLTP City, garantido pelo novo motor Electric 65 (65hp / 48kW).

Dependendo do mercado, a versão utilitária do Spring, que dispõe de grelha divisória do compartimento de carga, pode ser montada na própria fábrica ou na Qstomize, empresa subsidiária de transformação do Grupo Renault. O modelo, assim, passa a ter apenas dois lugares ante os quatro originais do Spring de passeio.

LEIA MAIS

→ Grupo Renault atingiu margem operacional de 5,6%

→ Renault e Nissan investirão US$ 600 milhões em seis veículos na Índia


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás