Mercado

Locadoras esperam por melhor ambiente econômico para novo crescimento em 2023

Setor licenciou 590,5 mil veículos em 2022, participação recorde de 30% do mercado interno

O setor de locação de veículos conta com a queda das taxas de juros e políticas comerciais mais favoráveis das montadoras para comprar mais em 2023. Nesta quinta-feira, 23, a Abla, Associação das Locadoras de Automóveis, revelou que, mantido o atual quadro econômico e de mercado, projeta que somente algo como 450 mil unidades deverão ser licenciadas este ano por suas associadas, uma sensível queda de 24% sobre os 590,5 mil emplacamentos de 2022.

“Se o quadro econômico for bem mais favorável, também com queda de juros e inflação, o setor poderia absorver até 650 mil veículos em 2023”, pondera Marco Aurélio Nazaré, presidente do conselho da Abla.

De imediato, porém, o dirigente vislumbra alguma melhoria sobretudo nas negociações com as fabricantes de carros de passeio, pressionadas que estão pela estagnação do mercado de varejo a ponto de reduzir e até paralisar a produção nos últimos dias.

FATURAMENTO E FROTA EM  ALTA

No ano passado, as locadoras compraram 33,6% mais automóveis e comerciais leves do que os 441,8 mil de 2021. Para isso, desembolsaram R$ 55,3 bilhões, média de R$ 93,7 mil por veículo. O número de carros licenciados  representou 30,1% na participação do setor no total de automóveis e comerciais leves no mercado interno, fatia histórica.

Essa expansão também resultou em crescimento da frota total das locadoras em 2022, que chegou a 1,43 milhão de veículos, 26,2% a mais do que no ano anterior, com a ainda discretíssima participação de somente 5,7 mil unidades de modelos híbridos e elétricos.

Em contrapartida, o faturamento do setor também subiu e em proporção muito maior. A receita bruta avançou para R$ 36,8 bilhões ante R$ 23,5 bilhões de 2021, 56,6% a mais. A arredação de impostos sobre a locação acompanhou o patamar e bateu em R$ 4,7 bilhões, 57% a mais, enquanto o sobre a compra dos veículos acelerou para R$ 17,8 bilhões ante R$ 10,9 bilhões do ano anterior.

Outro aspecto do setor enfatizado pela Abla: o universo de empresas dedicadas à locação quase dobrou na comparação anual. De 13,9 mil em 2021 para 22,9 mil no ano passado, sendo 17,7 mil de automóveis.

STELLANTIS É A QUE MAIS VENDE PARA O SETOR

Contribuíram para isso, em particular, a atividade de locação com motorista, que passou de 2,6 mil para 4,4 mil locadoras, e a inclusão daquelas dedicadas a outros meios de transporte — de motocicletas, ônibus, trailers, caminhões, reboques ou similares —, agora com 5,2 mil representantes. No total, o setor emprega 89,5 mil pessoas.

A Stellantis foi a montadora que mais vendeu parao segmento em 2022. Considerando suas cinco marcas, entregou 211 mil automóveis e comerciais leves,  35,8% do total. Em seguida, apareceram a Volkswagen, com 98 mil veículos (16,6%), e a General Motors, que negociou 72,6 mil unidades, 12,3%.

O modelo mais emplacado para a locação em 2022 desaparecerá do ranking a partir deste ano: o Volkswagen Gol, que saiu de linha, somou 45.796 licenciamentos.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás