Maior feira de autopeças da América Latina, a Automec vai ocupar os oito pavilhões do São Paulo Expo entre os dias 25 e 29 de abril, reunindo perto de 1,5 mil marcas. A RX, organizadora do evento, espera público superior a 80 mil pessoas, das quais cerca de 60% têm cargo de liderança e poder de fechar negócios. A expectativa, assim, é movimentar em torno de R$ 24 bilhões nos cinco dias da edição 2023.
No ano passado, conforme relatório do Sindipeças, o mercado de reposição registrou crescimento de 13,9% em relação a 2021. A alta foi de 13,6% no segmento de veículos leves e de 14,8% no de pesados. Na segunda-feira, dia 24, das 13h às 18h, acontece no mesmo espaço da Automec o 4º encontro da Indústria de Autopeças, que vai debater inovação e oportunidades no setor.
LEIA MAIS
→As novas projeções do Sindipeças para 2023
→Autopeças debaterão inovação e oportunidades no setor
Dentre as novidades prometidas pela RH, haverá este ano , em parceria com a Ultimate Drift, uma programação diária de drifts, onde pilotos experientes em carros esportivos colocam à prova vários componentes dos veículos. Comunicado divulgado nesta sexta-feira, 24, pela organizadora, lembra que a modalidade é uma das que mais vem crescendo no mundo automotivo.
“É uma técnica de direção que faz os carros deslizarem nas curvas, deixando escapar a traseira e girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em direção oposta à curva. A manobra faz com que o carro ande de lado. O objetivo não é a velocidade, mas sim o de demonstrar o desempenho do piloto e a eficiência do carro na pista”, explica a RH.
Há exatamente um mês do início da Automec, alguns expositores adiantam as novidades que serão destaques em seus estandes no São Paulo Expo. É o caso da Rio, marca catarinense que produz perto de 5 mil itens de motores, exportando para 25 países de todos os continentes.
No estande de 130 m² da marca, haverá itens da linha leve – brozinas, parafuso de cabeçote, junta de motor, kit comando e kit distribuição e também da pesada, incluindo kit válvula, com e sem mola. “Estamos em desenvolvimento constante de portfólio, com novas famílias de produtos e complemento de linhas. Nosso objetivo é atender o mercado cada vez mais com componentes para motor”, diz Natália da Silva Vasconcelos, gerente comercial da RIO.
Além dos novos produtos, quem visitar o espaço da Rio no evento poderá entrar em uma cabine de caminhão e se aventurar pilotando um simulador, como se estivesse em uma corrida da Fórmula Truck e, ainda, concorrer a prêmios. A exposição também inclui um motor para que o aplicador possa tirar as dúvidas com o time técnico da empresa.
O Grupo NTN, por sua vez, informa que o seu estande na Automec será totalmente voltado ao mercado de reposição. Com fábrica em Fazenda Rio Grande, PR (foto abaixo), e Centro de Distribuição em Campina Grande do Sul , também no Paraná, a produtora de rolamentos de roda para as montadoras vem investindo no aftermarket para ampliar negócios no País.
.
“Desenvolvemos soluções para o mercado que vão além do produto com alto padrão de qualidade”, informa a gerente de vendas e marketing, Mariana Di Monte. “Temos, por exemplo, o cartão ASB para verificar as condições do sensor e o desgaste do ABS, recurso que facilita o diagnóstico dos mecânicos, além de ferramentas para reparo de rolamentos. Temos mais de um século de experiência em rolamentos”.
Fotos: Divulgação/Rio e Grupo NTN
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024