Mercado

Vendas de veículos em março já superam o total de fevereiro

Até o dia 23, foram licenciados 122 mil automóveis e comerciais leves, 23% a mais do que há um ano

Ainda resta, na prática, uma semana para o fechamento de março, mas as montadoras, destaque dos noticiários nos últimos dias por anunciarem paralisações de fábricas, já podem comemorar um mês bem melhor em vendas do que fevereiro.

Considerados os licenciamentos acumulados até a quinta-feira, 23, já foram vendidos 122 mil automóveis e comerciais leves, 23,1% a mais do que em igual período do ano passado, resultado que supera os licenciamentos totais do mês anterior, quando os emplacamentos limitaram-se a 119,8 mil.

Diante desses números, Marcelo Cavalcante de Lima, diretor geral da Cavalcante & Cavalcante Consultores, estima vendas entre 167 mil até 173 mil unidades ao longo de março, algo como 25% a mais do que o apurado em igual mês de 2022.

“Mas sempre é bom destacar que o primeiro trimestre de 2022 foi impactado negativamente pelo agravamento da crise dos semicondutores, tendo registrado queda de 24,7% em relação ao ano de 2021”, pondera o consultor.

LEIA MAIS

→ Mercado de usados acompanha o de O km

No acumulado do ano até o dia 23, já foram licenciados 372,2 mil veículos leves, crescimento de 9,9% na comparação anual. “Se o ritmo de vendas for mantido, o trimestre deve encerrar com 417 mil até 425 mil unidades, 12% a 14% a mais do que em 2022, mas 14,6% abaixo de 2021 e 27% menos do que no período pré-pandemia”, calcula Cavalcante.

Dos licenciamentos registrados nas primeiras três semanas de março, exatos 63.965 ocorreram em vendas no varejo,  52,4% do dotal. O consultor, contudo, revela que, em pesquisa sobre os principais obstáculos para o fechamento de negócios em março, 45% dos consumidores apontaram os preços dos veículos e 34% as taxas de juros.

Março ainda não reservou grandes surpresas no ranking de marcas. A Fiat, líder no primeiro bimestre e em 2022, registra avanço de 16,9% sobre os emplacamentos de fevereiro. A GM manteve a segunda posição nos primeiros 23 dias de março — e já tem contabiliza crescimento de 32% no acumulado do ano —, assim como a Volkswagen seguiu em terceiro (veja tabela).

No ranking de modelos a liderança no mês e no acumulado é da Fiat Strada, seguida pelo Chevrolet Onix e por outro Fiat, o compacto Mobi.

Fonte: Cavalcante & Cavalcante Consultores


 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás