Empresa

Volvo negocia as primeiras unidades de ônibus rodoviários Euro 6

Fabricante enxerga período oportuno para o segmento depois de fase retraída provocada pela pandemia

A Volvo largou na frente com mudança da nova de legislação ambiental e antes mesmo de encerrar o primeiro trimestre do ano, a fabricante de Curitiba (PR) já conta 147 ônibus rodoviários Euro 6 negociados, em encontro com clientes nesta semana. As entregas ocorrerão ao longo de primeiro semestre.

A reunião se mostrou como um termômetro para a marca medir o apetite do operador. Para Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Ônibus Brasil, um conjunto de fatores deve aquecer as vendas do segmento rodoviário. “Depois de dois anos reprimido, o rodoviário voltou com força desde meados do ano passado, quando começou a pavimentar retomada que se espera a partir de agora.”

Arabian lista algumas oportunidades com força para impulsionar os negócios, dentre elas o encarecimento das passagens aéreas, grande número de feriados em 2023 e o crescimento dos aplicativos de vendas de passagens, um modelo de negócio que amadureceu.

“Ainda no passado, o segmento rodoviário se recuperou de alguma maneira com o retorno do turismo. Com isso, conseguiu ao menos quitar eventuais dívidas. Com essas condições consegue voltar às compras. Embora mais caro, há crédito disponível”, avalia o diretor comercial.

Segundo o executivo, no ano passado o segmento ônibus rodoviário absorveu 1,3 mil unidades, a Volvo participou com 18,2%, ou seja, 237 chassis, crescimento de 220% sobre 2021. “A estimativa que esse ano o mercado se comporte de maneira semelhante, mas com viés alta, para volume em torno de 1,4 mil.”

A linha de chassis rodoviários da Volo Euro 6 foram apresentados inicialmente na LatBus, em agosto de 2022. A gama é composta por configurações 4×2, 6×2 e 8×2, todas disponíveis com os motores de 13 litros com 380, 420, 460 e 510 cv.

“Aplicamos nos chassis Euro 6 as soluções e das tecnologias que a Volvo tem de mais avançadas, o mesmo presente nos caminhões da linha FH”, resume Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas.

A marca se adiantou ainda no ano passado com processos de homologações. Para os novos chassis, o cliente pode escolher entre Marcopolo, Busscar e Comil.

LEIA MAIS

→Volvo programa testes com ônibus elétrico na América do Sul

→LatBus 2022 semeia o terreno para nova etapa da mobilidade


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás