Modelo sairá de megafábrica nos Estados Unidos
O desenvolvimento de uma nova picape totalmente elétrica foi confirmada pela Ford nesta terça-feira, 28, nos Estados Unidos. O projeto está adiantado e tem previsão de sair dos computadores para as ruas já em 2025. A montadora, porém, não antecipou detalhes e dados técnicos do comercial leve.
Ainda conhecido apenas como Projeto T3 — abreviação de “Trust The Truck” ou “Confie na Picape” — o futuro modelo será produzido na megafábrica de veículos elétricos e baterias BlueOval City, ainda em construção no Estado do Tennessee. A planta, com capacidade anual para 500 mil veículos, é uma parceria da Ford com a SK On e consumirá US$ 5,6 bilhões.
“O Projeto T3 é uma oportunidade única de revolucionar as picapes na América. Estamos unindo a experiência de 100 anos da Ford em picapes com o que há de melhor em veículos elétricos, software e aerodinâmica. É uma plataforma ilimitada em termos de capacidade e inovação”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
Segundo a montadora, o processo de fabricação da futura picape “será inovador, com simplicidade radical, custo eficiente e tecnologias que farão da BlueOval City o equivalente moderno da fábrica Rouge de Henry Ford”.
Sua área de montagem é 30% menor do que as de plantas tradicionais.Tende a servir de modelo para a montadora, que pretende ter todas as suas intalações em todo o mundo neutras em emissões de carbono até 2035.
Com as novas planta e picape, a Ford espera alcançar a produção anual 2 milhões de veículos elétricos em todo o mundo até o fim de 2026.
A marca já tem em linha a F-150 Lightning (foto), mas afirma que a nova picape, talvez sucessora da própria Lightning, trará novo padrão, um produto “totalmente atualizável, em constante aprimoramento e capaz de rebocar, transportar e fornecer energia”.
LEIA MAIS
→ Ford Pro, de olho no cliente comercial
→ Ford traz F150 com motor 5.0 de 405 cavalos
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027