O57º Easter Jeep Safari, que acontece de sábado, 1, até o domingo seguinte, 9, em Moab, no estado de Utah, nos Estados Unidos, será palco da apresentação de sete carros conceitos da Jeep, dos quais quatro eletrificados. A gama de veículos totalmente novos será testada ao longo dos nove dias do tradicional evento que reúne apaixonados pelo off-road.
Jim Morrison, vice-presidente executivo da Jeep na América do Norte, lembra que o vento reúne a cada ano mais de 20 mil fãs da marca, interessados em dirigir em condições mais extremas possíveis no contexto do off-road: “É o local perfeito para exibir os nossos sete novos conceitos e obter o feedback para saber qual é o caminho que os fás desejam que a marca Jeep siga no futuro”.
O desenvolvimento da nova gama de veículos conceito da marca contou com a participação dos times de design da Jeep e da Jeep Performance Parts (JPP) by Mopar. “Ao contrário de todas as outras ofertas de pós-vendas, nosso portfólio crescente de peças e acessórios testados e com suporte da fábrica é projetado e planejado para enfrentar as trilhas mais severas no mundo”, garante Mark Bosanac, vice-presidente executivo de serviço, peças e atendimento ao cliente da Mopar na América do Norte.
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Dentre as novidades, um dos destaques é o Magneto 3.0, terceiro modelo da família conceito Wrangler Magneto, que representou a entrada da marca no mundo dos elétricos a bateria (BEV). “Outros três conceitos Jeep 4xe mostram o compromisso da marca com a emissão zero (Zero Emission Freedom) e também com a liderança nos veículos 4×4”, enfatiza comunicado da empresa divulgado nesta quinta-feira, 30.
As inovações do Jeep Magneto 3.0 para o safari deste ano incluem um novo motor mais eficiente, que aumenta o torque, assim como uma programação atualizada, resultando em um aumento de 20% de energia utilizável e autonomia. Além disso, os veículos contam agora com três funções selecionáveis pelo motorista, que capitalizam os benefícios de um conjunto de propulsão totalmente elétrico em situações off-road desafiadoras:
- Seleção que permite ao condutor escolher entre duas configurações de potência (padrão: 285 cv/370 Nm de torque; máxima: 650 cv/1220 Nm de torque);
- Modo de regeneração de dois estágios que permite condução normal quando desligado, ou regeneração avançada de freio utilizando o motor elétrico quando engatado;
- Controle de descida (HDC) que pode ser selecionado na tração 4×4 reduzida para oferecer condução real off-road só com um pedal em rock-crawling pesado.
Outro modelo eletrificado é o Scrambler 392, que tem kit de suspensão a ar AccuAir, sistema que permite elevação regulável da suspensão de 1,5” (3,8 cm) até 5,5” (14 cm), ajustável por um controle na cabine ou via Bluetooth de longo alcance em um dispositivo wireless. De fibra de carbono, o capô desse modelo apresenta uma inserção transparente pigmentada para destacar o poderoso motor de 6,4 l. Os para-choques especiais e os novos para-lamas permitem maior espaço para pneus de 40” montados em rodas aro 20”.
Os outros dois eletrificados são o Cherokee 4xe 1978 e o Wrangler Rubicon 4xe e complementam a gama de sete conceiros a versão aventureira do Grand Wagoneer Overland, que utiliza o novíssimo motor Hurricane biturbo 510 de 3 litros para levar os caçadores de aventuras muito além dos caminhos comuns, o Wrangler Rubicon 4xe Departure e o Gladiator Rubicon Sideburn, movido pelo V6 Pentastar de 3,6 litros.
Foto: Divulgação/Jeep