A Kia revelou que o elétrico EV9 será lançado no mercado coreano em meados deste ano. Entretanto, o SUV produzido na Coreia tem missão bem mais abrangente e chegará na sequência, antes do encerramento de 2023, nos maiores polos consumidores, como Europa, América do Norte e até mesmo aqui na América do Sul.
Coube ao próprio CEO mundial da marca, Ho Sung Song, em entrevista coletiva mundial on-line, antecipar o que a empresa espera do EV9 sobretudo a partir de 2024, quando estará presente em boa parte dos mercados globais. “É o nosso novo carro-chefe e terá papel fundamental em como a marca Kia será definida daqui para frente.”
Movido a bateria, o EV9 se destaca de imediato pela carroceria de linhas retas e anguladas e que, a exemplo do que ocorreu há mais de uma década com o também SUV Soul — à época um campeão de premiações de estilo mundo afora —, sinaliza para onde o desenho da Kia caminhará daqui para frente.
Outros atributos, além do estilo e das emissões zero assegurada pela motorização 100% elétrica: capacidade para 6 ou até 7 ocupantes, modularidade e nível 3 de direção autônoma — sistema de estacionamento automático pode ser acionado à distância por meio da chave.
A montadora promete outros recursos que poderão ser adquiridos por meio de atualizações (over-the-air) mesmo após a aquisição do modelo pelo consumidor.
Esse cardápio, acredita a Kia, colocará o EV9 e a própria imagem da marca em patamar superior ao atual. A depender do mercado e versão, o SUV poderá contar com tração nas quatro rodas e autonomia estimada lá fora em 541 km. Com uma estação de carregamento de 800 volts, é possível obter carga para até 239 km de autonomia se dá em 15 minutos, calcula a fabricante.
Uma bateria de 76,1 kWh equipará exclusivamente a,digamos, versão de entrada com tração apenas traseira, enquanto uma de 99,8 kWh estará disponível para outra de tração traseira, mas de longo alcance, e para a topo de tração nas quatro rodas.
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A primeira tem motor elétrico de 150 quilowatts que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Já a variante de longo alcance conta com um de 160 quilowatts e que leva o SUV da imobilidade aos 100 km/h m 8,2 segundos.
A versão com tração nas quatros rodas, conhecida como GT, tem dois motores elétricos com potência combinada de 283 kW e vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos. A Kia também trabalha em uma versão mais potente e esportiva na linha GT e que estreará somente em 2025.
Foto: Divulgação
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